O GÊNERO RETRATO NA PINTURA DO SÉCULO XVIII

METÁFORAS DA RAZÃO

Auteurs-es

  • Lilian Cristina Monteiro França UFS

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p66-85

Mots-clés :

retrato, século XVIII, pintura, iluminismo, razão

Résumé

O retrato, um dos temas clássicos da pintura, experimentou durante o século XVIII algumas mudanças notáveis. West (2004), Wind (1931), Coli (1996), Dyster (2019), Pop (2021), O´Donnell (2024), são alguns dos teóricos que pensaram na relação entre a pintura e a filosofia. Pintores tais como Thomas Gainsborough, Sir Joshua Reynolds, Jean-Etienne Liotard, Allan Ramsay, Maurice Quentin de La Tour, Francisco de Goya e Jacques-Louis David, entre outros, conferiram a seus retratados um estatuto que foi além da semelhança (likeness), compondo com base em metáforas visuais alicerçadas aos princípios Iluministas. Parte-se da perspectiva apresentada pelo Oxford English Dictionary, segundo o qual um retrato pode ser definido como “uma representação ou delineação de uma pessoa, especialmente do rosto, feita a partir da vida, por meio de desenho, pintura, fotografia, gravura, etc.; uma semelhança”. Por exemplo, segundo West, “o trabalho de Lavater evidenciou um entusiasmo iluminista pela classificação em sua análise dos sinais fisionômicos em centenas de retratos. Seu Physiognomische Fragmente de 1775–78 foi amplamente ilustrado com gravuras baseadas em retratos famosos. Lavater também utilizou a moda contemporânea das silhuetas como uma forma de isolar e analisar perfis individuais”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lilian Cristina Monteiro França, UFS

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES). Email: liliancmfranca@yahoo.com.

Références

COLI, Jorge. O sono da razão produz monstros. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CROWE, Yolande. Le manteauarménien de J.-J. Rousseau, 2007. http://rousseaustudies.free.fr/articlemanteauarmenien.html

DYSTER, Joyce. The triumph of truth. Voltaire Foundation. 2019. https://voltairefoundation.wordpress.com/2019/12/19/the-triumph-of-truth/

FORDHAM, D. (2006). Allan Ramsay’s Enlightenment: Or, Hume and the Patronizing Portrait. The Art Bulletin, 88(3), 2006, p. 508–524. https://doi.org/10.1080/00043079.2006.10786303

FUQUA, Paul; BIVER, Steven. Faces – Fotografia e a arte do retrato. Tradução Soeli Araújo. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, Focal Press, 2011.

LAVATER, Johann Caspar. Essays on Physiognomy. Legare Street Press, Hansenbooks, 2019.

OXFORD ENGLISH DICTIONARY. (online). https://www.oed.com

O'DONNELL, Oliver Edgar Wind. Hume and the Heroic Portrait. Bilderfahrzeuge, 2019. https://doi.org/10.58079/m0iw

O'DONNELl, Oliver Edgar Wind. A Crucial Experiment: An Historical Interpretation of Edgar Wind’s ‘Hume and the Heroic Portrait’, 2024.

PANOFSKY, Erwin. Early Netherlandish Painting. New York and London: Routledge, 1971.

Pop, Andrei. Enlightenment as Thought Made Public: Joshua Reynolds’s Portrait of a Black Man. Journal18. Issue 12, 2021.

THOMAS, Ben. Edgar Wind. A short biography. Stanrzeczy, 2015. https://kar.kent.ac.uk/55959/1/Ben%20Thomas%20Edgar%20Wind.pdf

WEST, Shearer. Portraiture. Oxford: Oxford University Press, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-22

Comment citer

França, L. C. M. (2025). O GÊNERO RETRATO NA PINTURA DO SÉCULO XVIII : METÁFORAS DA RAZÃO. Sapere Aude, 2(2), 66–85. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p66-85

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s