O GÊNERO RETRATO NA PINTURA DO SÉCULO XVIII
METÁFORAS DA RAZÃO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p66-85Palavras-chave:
retrato, século XVIII, pintura, iluminismo, razãoResumo
O retrato, um dos temas clássicos da pintura, experimentou durante o século XVIII algumas mudanças notáveis. West (2004), Wind (1931), Coli (1996), Dyster (2019), Pop (2021), O´Donnell (2024), são alguns dos teóricos que pensaram na relação entre a pintura e a filosofia. Pintores tais como Thomas Gainsborough, Sir Joshua Reynolds, Jean-Etienne Liotard, Allan Ramsay, Maurice Quentin de La Tour, Francisco de Goya e Jacques-Louis David, entre outros, conferiram a seus retratados um estatuto que foi além da semelhança (likeness), compondo com base em metáforas visuais alicerçadas aos princípios Iluministas. Parte-se da perspectiva apresentada pelo Oxford English Dictionary, segundo o qual um retrato pode ser definido como “uma representação ou delineação de uma pessoa, especialmente do rosto, feita a partir da vida, por meio de desenho, pintura, fotografia, gravura, etc.; uma semelhança”. Por exemplo, segundo West, “o trabalho de Lavater evidenciou um entusiasmo iluminista pela classificação em sua análise dos sinais fisionômicos em centenas de retratos. Seu Physiognomische Fragmente de 1775–78 foi amplamente ilustrado com gravuras baseadas em retratos famosos. Lavater também utilizou a moda contemporânea das silhuetas como uma forma de isolar e analisar perfis individuais”.
Downloads
Referências
COLI, Jorge. O sono da razão produz monstros. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CROWE, Yolande. Le manteauarménien de J.-J. Rousseau, 2007. http://rousseaustudies.free.fr/articlemanteauarmenien.html
DYSTER, Joyce. The triumph of truth. Voltaire Foundation. 2019. https://voltairefoundation.wordpress.com/2019/12/19/the-triumph-of-truth/
FORDHAM, D. (2006). Allan Ramsay’s Enlightenment: Or, Hume and the Patronizing Portrait. The Art Bulletin, 88(3), 2006, p. 508–524. https://doi.org/10.1080/00043079.2006.10786303
FUQUA, Paul; BIVER, Steven. Faces – Fotografia e a arte do retrato. Tradução Soeli Araújo. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, Focal Press, 2011.
LAVATER, Johann Caspar. Essays on Physiognomy. Legare Street Press, Hansenbooks, 2019.
OXFORD ENGLISH DICTIONARY. (online). https://www.oed.com
O'DONNELL, Oliver Edgar Wind. Hume and the Heroic Portrait. Bilderfahrzeuge, 2019. https://doi.org/10.58079/m0iw
O'DONNELl, Oliver Edgar Wind. A Crucial Experiment: An Historical Interpretation of Edgar Wind’s ‘Hume and the Heroic Portrait’, 2024.
PANOFSKY, Erwin. Early Netherlandish Painting. New York and London: Routledge, 1971.
Pop, Andrei. Enlightenment as Thought Made Public: Joshua Reynolds’s Portrait of a Black Man. Journal18. Issue 12, 2021.
THOMAS, Ben. Edgar Wind. A short biography. Stanrzeczy, 2015. https://kar.kent.ac.uk/55959/1/Ben%20Thomas%20Edgar%20Wind.pdf
WEST, Shearer. Portraiture. Oxford: Oxford University Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.