O GÊNERO RETRATO NA PINTURA DO SÉCULO XVIII
METÁFORAS DA RAZÃO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p66-85Keywords:
retrato, século XVIII, pintura, iluminismo, razãoAbstract
O retrato, um dos temas clássicos da pintura, experimentou durante o século XVIII algumas mudanças notáveis. West (2004), Wind (1931), Coli (1996), Dyster (2019), Pop (2021), O´Donnell (2024), são alguns dos teóricos que pensaram na relação entre a pintura e a filosofia. Pintores tais como Thomas Gainsborough, Sir Joshua Reynolds, Jean-Etienne Liotard, Allan Ramsay, Maurice Quentin de La Tour, Francisco de Goya e Jacques-Louis David, entre outros, conferiram a seus retratados um estatuto que foi além da semelhança (likeness), compondo com base em metáforas visuais alicerçadas aos princípios Iluministas. Parte-se da perspectiva apresentada pelo Oxford English Dictionary, segundo o qual um retrato pode ser definido como “uma representação ou delineação de uma pessoa, especialmente do rosto, feita a partir da vida, por meio de desenho, pintura, fotografia, gravura, etc.; uma semelhança”. Por exemplo, segundo West, “o trabalho de Lavater evidenciou um entusiasmo iluminista pela classificação em sua análise dos sinais fisionômicos em centenas de retratos. Seu Physiognomische Fragmente de 1775–78 foi amplamente ilustrado com gravuras baseadas em retratos famosos. Lavater também utilizou a moda contemporânea das silhuetas como uma forma de isolar e analisar perfis individuais”.
Downloads
References
COLI, Jorge. O sono da razão produz monstros. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CROWE, Yolande. Le manteauarménien de J.-J. Rousseau, 2007. http://rousseaustudies.free.fr/articlemanteauarmenien.html
DYSTER, Joyce. The triumph of truth. Voltaire Foundation. 2019. https://voltairefoundation.wordpress.com/2019/12/19/the-triumph-of-truth/
FORDHAM, D. (2006). Allan Ramsay’s Enlightenment: Or, Hume and the Patronizing Portrait. The Art Bulletin, 88(3), 2006, p. 508–524. https://doi.org/10.1080/00043079.2006.10786303
FUQUA, Paul; BIVER, Steven. Faces – Fotografia e a arte do retrato. Tradução Soeli Araújo. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, Focal Press, 2011.
LAVATER, Johann Caspar. Essays on Physiognomy. Legare Street Press, Hansenbooks, 2019.
OXFORD ENGLISH DICTIONARY. (online). https://www.oed.com
O'DONNELL, Oliver Edgar Wind. Hume and the Heroic Portrait. Bilderfahrzeuge, 2019. https://doi.org/10.58079/m0iw
O'DONNELl, Oliver Edgar Wind. A Crucial Experiment: An Historical Interpretation of Edgar Wind’s ‘Hume and the Heroic Portrait’, 2024.
PANOFSKY, Erwin. Early Netherlandish Painting. New York and London: Routledge, 1971.
Pop, Andrei. Enlightenment as Thought Made Public: Joshua Reynolds’s Portrait of a Black Man. Journal18. Issue 12, 2021.
THOMAS, Ben. Edgar Wind. A short biography. Stanrzeczy, 2015. https://kar.kent.ac.uk/55959/1/Ben%20Thomas%20Edgar%20Wind.pdf
WEST, Shearer. Portraiture. Oxford: Oxford University Press, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?