A luminosidade do ser: uma investigação da relação entre verdade e a existência sob a perspectiva de Jean-Paul Sartre
Résumé
Esta comunicação visa, nos limites da fenomenologia, abordar a relação presente entre conhecimento, verdade e existência, tendo em vista a perspectiva de Jean-Paul Sartre. Nossa argumentação terá como norte o texto Verdade e Existência (1948) desse mesmo filósofo. Para tanto, evidenciaremos os modos de ser explicitadas pelo autor francês e a participação de tais modos, se assim podemos colocar, no processo de conhecimento, ou melhor, de “luminosidade” do Ser.Téléchargements
Références
HEIDEGGER. Martin. De l’essence de la verité, cap. V, Nauwelaerts et vrin, 194
HEIDEGGER, Martin. Ontologia: (hermenêutica e facticidade); tradução de Renato Kirchner. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica; tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
SARTRE, Jean-Paul. Verdade e existência; tradução de Marcos Bango. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.