EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS

Auteurs-es

  • Elvis de Oliveira Mendes Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163

Mots-clés :

Educação Liberal, Democracia, Modernidade, Leo Strauss, Cultura de Massas.

Résumé

Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.

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Biographie de l'auteur-e

Elvis de Oliveira Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publié-e

2017-07-22

Comment citer

Mendes, E. de O. (2017). EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS. Sapere Aude, 8(15), 163–172. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER