EDUCAÇÃO LIBERAL E DEMOCRACIA MODERNA NO PENSAMENTO DE LEO STRAUSS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p163Keywords:
Educação Liberal, Democracia, Modernidade, Leo Strauss, Cultura de Massas.Abstract
Este ensaio pretende mostrar a reflexão do filósofo político contemporâneo Leo Strauss acerca da situação da educação liberal dentro da democracia liberal moderna e que para ele, a educação liberal é a forma da qual podemos subir da democracia das massas para a democracia em seu sentido original, a saber, em sua acepção clássica ou tradicional. Em outras palavras, na ótica de Strauss a “educação liberal é o antídoto contra os efeitos corrosivos da cultura de massa” predominante nos contexto das democracias modernas, neste sentido, seria a forma de oportunizar os indivíduos a entrar em diálogo com as “maiores mentes” e através desse contato privilegiado, superar a decadência intelectual e moral de nosso tempo, “a cultura de massas e sua tendência inerente de produzir nada”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?