DEMOCRACIA:

uma opção pela liberdade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p439-450

Parole chiave:

Democracia, Liberdade, Direito fundamental, Educação, Responsabilidade

Abstract

A sociedade brasileira tem se confrontado com vários ataques à democracia. O pedido de intervenção militar, por parte de determinados grupos, por um lado, e de outro, a mobilização de vários âmbitos da sociedade e de coligações políticas em defesa da democracia demonstram que ela não é um bem adquirido. A democracia, enquanto direito fundamental, precisa e deve ser conquistada. Neste artigo, pretendemos discutir o que é democracia, procuraremos defender que mais do que uma forma de governo, trata-se de um direito fundamental inalienável, do qual não deveríamos pretender abrir mão. Em seguida apresentaremos a questão a respeito dos motivos que nos fazem pensar que ela estaria em risco. Ao que tudo indica parece ser mais fácil deixar que outros decidam e governem por nós. O exercício da liberdade é exigente. Finalmente, procuraremos apontar alguns desafios com os quais nos vemos confrontados se pretendemos defender a democracia. Uma das perguntas fundamentais consiste na questão de como garantir uma educação para a liberdade capaz de nos tornar livres e, consequentemente, capazes de assumir a responsabilidade por nosso próprio destino.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Cláudia Maria Rocha de Oliveira, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Professora Adjunta do departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Doutora em Filosofia pela Universidade Gregoriana.

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

Oliveira, C. M. R. de. (2022). DEMOCRACIA:: uma opção pela liberdade. Sapere Aude, 13(26), 439–450. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p439-450

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER