O problema do mal, teodiceia e ceticismo

Autori

  • Adilson Alciomar Koslowski Universidade Federal de Sergipe

Parole chiave:

O problema do mal, Ceticismo teísta, Teodiceia, Plantinga

Abstract

O presente artigo tem como objetivo mostrar algumas relações entre o problema do mal, o ceticismo e a teodiceia. Sustenta-se que o problema do mal gratuito defendido por William L. Rowe (1979 e 2004) é solucionado pelo ceticismo teísta. Porém, o ceticismo não elimina a possibilidade de uma compreensão externa e interna que tem como objetivo deflacionar o aparente mal gratuito e dar uma solução positiva ao problema, mesmo que parcial. Tal compreensão interna é auxiliada pela Revelação. Argumenta-se que a compreensão interna não é viciosa.  Ela será viciosamente circular ou falaciosa se houver um compromisso com pressupostos filosóficos naturalistas. Tal compreensão interna tem defensores como Alvin Plantinga inspirado em Agostinho de Hipona.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Adilson Alciomar Koslowski, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Filosofia, área de concentração em Epistemologia. Atualmente é professor na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Áreas de interesse: Epistemologia, Metafísica, Filosofia da Religião, Filosofia da ciência e argumentos não dedutivos.

Pubblicato

2012-06-18

Come citare

Koslowski, A. A. (2012). O problema do mal, teodiceia e ceticismo. Sapere Aude, 3(5), 105–122. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/3278

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER