O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57Resumo
Com o estudo proposto, objetivou-se analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores e, a partir disso, proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas auxiliares na prática docente, no ensino de quadriláteros. Essa compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes, os conhecimentos do conteúdo específico e o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira,foram realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede Pública de um município do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, foi organizada uma Oficina de Formação Continuada, oferecida aos professores pesquisados. A partir da análise e discussão das etapas, constatou-se que os sujeitos da pesquisa se mostraram conscientes da importância do ensino de quadriláteros e do uso de TIC nos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, essa consciência esbarra em dificuldades decorrentes da sua formação inicial e continuada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-11-10
Como Citar
DE ALMEIDA, Janaina Xavier; MATHIAS, Carmen Vieira. O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 57–75, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v6n1p57. Acesso em: 10 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos completos / Full papers
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY