O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57

Abstract

Com o estudo proposto, objetivou-se analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores e, a partir disso, proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas auxiliares na prática docente, no ensino de quadriláteros. Essa compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes, os conhecimentos do conteúdo específico e o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira,foram realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede Pública de um município do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, foi organizada uma Oficina de Formação Continuada, oferecida aos professores pesquisados. A partir da análise e discussão das etapas, constatou-se que os sujeitos da pesquisa se mostraram conscientes da importância do ensino de quadriláteros e do uso de TIC nos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, essa consciência esbarra em dificuldades decorrentes da sua formação inicial e continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janaina Xavier de Almeida, Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz

Professora de ensino médio

Carmen Vieira Mathias, UFSM

Professora do Departamento de Matemática da UFSM

Published

2017-11-10

How to Cite

DE ALMEIDA, Janaina Xavier; MATHIAS, Carmen Vieira. O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 57–75, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v6n1p57. Acesso em: 11 sep. 2025.

Issue

Section

Artigos completos / Full papers

Most read articles by the same author(s)