O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57Abstract
Com o estudo proposto, objetivou-se analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores e, a partir disso, proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas auxiliares na prática docente, no ensino de quadriláteros. Essa compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes, os conhecimentos do conteúdo específico e o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira,foram realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede Pública de um município do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, foi organizada uma Oficina de Formação Continuada, oferecida aos professores pesquisados. A partir da análise e discussão das etapas, constatou-se que os sujeitos da pesquisa se mostraram conscientes da importância do ensino de quadriláteros e do uso de TIC nos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, essa consciência esbarra em dificuldades decorrentes da sua formação inicial e continuada.Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).