Ensino de Astronomia: Tendências das Teses e Dissertações Publicadas Entre 2013 e 2019

Autores

  • Cleonir Coelho Simões Instituto Federal de Minas Gerais e Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul
  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p108-129

Palavras-chave:

Ensino de astronomia. Ensino de ciências e matemática. Estado da arte.

Resumo

O presente artigo consiste em um mapeamento realizado nos principais Bancos de Teses e Dissertações entre os anos de 2013 e 2019, com o objetivo de verificar a presença de publicações sobre o Ensino de Astronomia. Busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as tendências metodológicas e temáticas evidenciadas nas Teses e Dissertações publicadas no período compreendido entre janeiro de 2013 e novembro de 2019? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo Estado da Arte. Obtiveram-se 289 publicações, das quais, 27 correspondem a Teses de Doutorado e 262 a Dissertações de Mestrado. Destacam-se o crescimento do número de publicações no período analisado, o Ensino Médio como o nível de ensino contemplado pelo maior número de publicações e Conteúdo-Método, Formação de Conceitos e Recursos Didáticos como os focos temáticos mais frequentes nas Teses e Dissertações analisadas.

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Biografia do Autor

Cleonir Coelho Simões, Instituto Federal de Minas Gerais e Universidade Cruzeiro do Sul

Professor de Física no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

SIMÕES, Cleonir Coelho; VOELZKE, Marcos Rincon; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Ensino de Astronomia: Tendências das Teses e Dissertações Publicadas Entre 2013 e 2019. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 108–129, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p108-129. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/22581. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers