Ensino de Astronomia: Tendências das Teses e Dissertações Publicadas Entre 2013 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p108-129Palavras-chave:
Ensino de astronomia. Ensino de ciências e matemática. Estado da arte.Resumo
O presente artigo consiste em um mapeamento realizado nos principais Bancos de Teses e Dissertações entre os anos de 2013 e 2019, com o objetivo de verificar a presença de publicações sobre o Ensino de Astronomia. Busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as tendências metodológicas e temáticas evidenciadas nas Teses e Dissertações publicadas no período compreendido entre janeiro de 2013 e novembro de 2019? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo Estado da Arte. Obtiveram-se 289 publicações, das quais, 27 correspondem a Teses de Doutorado e 262 a Dissertações de Mestrado. Destacam-se o crescimento do número de publicações no período analisado, o Ensino Médio como o nível de ensino contemplado pelo maior número de publicações e Conteúdo-Método, Formação de Conceitos e Recursos Didáticos como os focos temáticos mais frequentes nas Teses e Dissertações analisadas.
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