Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática no Contexto da Realidade Aumentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n2p73-94

Palavras-chave:

Formação continuada. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Realidade aumentada.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de formação de professores de Matemática para o uso de tecnologias digitais e com propostas de ações inovadoras. Tem como objetivo identificar, a partir de reflexões apresentadas pelos participantes de duas oficinas realizadas no contexto da Realidade Aumentada (RA), contribuições desse processo formativo. Aspectos do ciclo expansivo na perspectiva de Engeström (1987) foram considerados nas análises dos momentos de participação dos professores nas atividades desenvolvidas. Nos últimos anos e, atualmente, a pesquisa e a prática mostraram que o uso da tecnologia pode desempenhar um papel importante na compreensão de conteúdos matemáticos. O professor deve estar preparado para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente, para que possa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos. Por ser uma tecnologia atual, muitos docentes desconhecem a importante contribuição da RA como uma prática pedagógica. Este artigo discorre sobre duas propostas de oficinas de formação inicial e de formação continuada no contexto da RA por meio de manipulação de sólidos. Os participantes foram professores em formação inicial e professores do Ensino Fundamental II, e os aplicativos de RA utilizados foram Augment e GeoGebra 3D com RA. A proposta despertou o interesse de professores pela possibilidade e capacidade de ensinar de forma divertida e confortável para o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC-SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Editora das Revistas do Instituto GeoGebra de São Paulo e da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM.

Daniela Vieira Cunha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2006) iniciado na University of Maryland (College Park - EUA). Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2008. Tem experiência na Coordenação de Atividades complementares e Extensão (Mackenzie 2017 - 2018) bem como na Coordenação de Cursos de Graduação (2005 - 2008 : FASP 2006 - 2010 - Fac. Modulo 2018 - atual : Mackenzie). Atua principalmente nas áreas (disciplinas): redes de computadores, arquitetura e organização de computadores, compiladores, sistemas operacionais e paradigmas de linguagem de programação. Interesse de pesquisa em IoT, sustentabilidade, smart cities, IA. Atualmente pesquisa na área de Formação de Professores

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; CUNHA, Daniela Vieira. Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática no Contexto da Realidade Aumentada. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 73–94, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9n2p73-94. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/24515. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)