A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DOCENTES DA ÁREA DE LINGUAGENS SOBRE O HIPERTEXTO

Autores

  • Vanda Arantes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Simão Pedro Pinto Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p5-19

Palavras-chave:

Representação social. Hipertexto. Tecnologia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada com professores da Área de Linguagens que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Estrangeira no Ensino Fundamental II, com o intuito de identificar a representação social sobre o hipertexto, como apoio para a leitura e escrita na escola. Fundamentada nos estudos de Serge Moscovici, buscou-se compreender como a representação social (RS) se organiza e pode ressignificar uma concepção de leitura e escrita que incorpore os recursos das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação – TDIC na prática docente. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de aplicação de questionário e questões de associação livre, cujas respostas foram analisadas estatisticamente utilizando-se o software SPSS e EVOC 2000 respectivamente, além de entrevista com os docentes. Os resultados revelam que o hipertexto é visto como fonte de leitura para busca de informação e conhecimento muito mais intenso que uma possibilidade de escrita e produção de conteúdos. As conclusões apontam a necessidade de superar desafios para haja uma efetiva utilização das ferramentas de escrita colaborativas, consequentemente o uso do hipertexto também como um suporte para a produção da escrita na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simão Pedro Pinto Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduado em Ciências/História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), Especialista em Morfologia (1978) e Mestre em Morfologia (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, por cuja coordenação responde atualmente [mandato 2017-2020]. Professor titular da PUC Minas. Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Membro do Conselho de Educação e Treinamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Na PUC Minas tem responsabilidade por disciplinas oferecidas na modalidade a distância para estudantes de licenciaturas do Instituto de Ciências Humanas e presenciais, nos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura) e Pedagogia. Membro do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas e da Câmara do Departamento de Educação da PUC Minas. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas (2016-2020) e presidente da Câmara de Pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Digitais em Educação", do Diretório de Grupos do CNPq. Membro de comitês científicos de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de educação, com ênfase no uso educacional das tecnologias digitais de informação em comunicação, formação docente e inovação educacional. Atua como pesquisador e professor nos temas relacionados ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (no ensino presencial e na educação a distância) e formação docente. Foi assessor pedagógico do Grupo de Trabalho de Assessoramento ao Projeto Um Computador por Aluno - UCA, da Presidência da República e do MEC/SEED e coordenador do grupo de formação e pesquisa da PUC Minas que atuou no Projeto UCA Minas Gerais e no UCA Total de Tiradentes. Integrou o Comitê Científico-pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) do Ministério da Educação (MEC). Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em educação, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Foi coordenador do Curso de Ciências Biológicas, chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Diretor de Relações Internacionais na PUC Minas No MEC, foi ainda consultor da SESu e da SEED.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

ARANTES, Vanda; MARINHO, Simão Pedro Pinto. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DOCENTES DA ÁREA DE LINGUAGENS SOBRE O HIPERTEXTO. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 12, p. 5–19, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p5-19. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/18788. Acesso em: 9 set. 2025.