A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DOCENTES DA ÁREA DE LINGUAGENS SOBRE O HIPERTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p5-19Keywords:
Representação social. Hipertexto. Tecnologia.Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada com professores da Área de Linguagens que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Estrangeira no Ensino Fundamental II, com o intuito de identificar a representação social sobre o hipertexto, como apoio para a leitura e escrita na escola. Fundamentada nos estudos de Serge Moscovici, buscou-se compreender como a representação social (RS) se organiza e pode ressignificar uma concepção de leitura e escrita que incorpore os recursos das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação – TDIC na prática docente. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de aplicação de questionário e questões de associação livre, cujas respostas foram analisadas estatisticamente utilizando-se o software SPSS e EVOC 2000 respectivamente, além de entrevista com os docentes. Os resultados revelam que o hipertexto é visto como fonte de leitura para busca de informação e conhecimento muito mais intenso que uma possibilidade de escrita e produção de conteúdos. As conclusões apontam a necessidade de superar desafios para haja uma efetiva utilização das ferramentas de escrita colaborativas, consequentemente o uso do hipertexto também como um suporte para a produção da escrita na escola.