A Complexidade do Trabalho Docente à Luz da Ergologia

Autores

  • Mariana Veríssimo PUC Minas
  • Eni de Faria Sena
  • Emanuel Alves Anastácio
  • Thaís Fernandes do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p3-20

Palavras-chave:

Trabalho docente , Ergologia , Atividade , Auitocronfrontação

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Da vida acadêmica à inserção no mundo do trabalho: um estudo a partir da experiência docente de egressos do curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como objetivo compreender as dramáticas vivenciadas para se preencher a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo metodológico utilizado é a autoconfrontação simples e cruzada. A pesquisa foi realizada com duas professoras, que atuam na cena da aula no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. Os dados revelam que o trabalho real contém parte do trabalho prescrito e parte do trabalho imprevisível. Portanto a capacidade de criar para se resolver questões apresentadas no aqui e agora está relacionada ao corpo-si de cada professora em atividade humana de trabalho.

 

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Biografia do Autor

Mariana Veríssimo, PUC Minas

ossui doutorado em Filosofia pela Université d´Aix-MarseilleI-França, realizado com bolsa da Capes reconhecido como Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em PEDAGOGIA nesta mesma Universidade. É Professora Adjunto IV atua no Progrma de pós-graduação em Educação da PUC-Minas e como professora colaboradora no Promestre-Mestrado Profissional Educação e Docência da FAE/UFMG e atuou no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática até 2018. 

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

VERÍSSIMO, Mariana; SENA, Eni de Faria; ANASTÁCIO, Emanuel Alves; AMARAL, Thaís Fernandes do. A Complexidade do Trabalho Docente à Luz da Ergologia. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 13, n. 22, p. 3–20, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p3-20. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/20893. Acesso em: 27 set. 2025.