A Complexidade do Trabalho Docente à Luz da Ergologia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p3-20Palavras-chave:
Trabalho docente , Ergologia , Atividade , AuitocronfrontaçãoResumo
Este texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Da vida acadêmica à inserção no mundo do trabalho: um estudo a partir da experiência docente de egressos do curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como objetivo compreender as dramáticas vivenciadas para se preencher a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo metodológico utilizado é a autoconfrontação simples e cruzada. A pesquisa foi realizada com duas professoras, que atuam na cena da aula no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. Os dados revelam que o trabalho real contém parte do trabalho prescrito e parte do trabalho imprevisível. Portanto a capacidade de criar para se resolver questões apresentadas no aqui e agora está relacionada ao corpo-si de cada professora em atividade humana de trabalho.
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