CURRÍCULO COMO MATERIALIZAÇÃO DE CONCEITOS, IDEOLOGIAS E PROJETOS SOCIETÁRIOS

Autores

  • Silene Gelmini Araújo Veloso Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408

Palavras-chave:

Currículo., Conhecimento., Função social da escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo confrontar as concepções de três autores do campo do currículo: Apple, Young e Freire. Trata-se de um texto teórico, produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo.  Esses autores foram escolhidos por serem clássicos do campo curricular e por apresentarem proposições que ora convergem e ora divergem, o que proporciona um panorama crítico da discussão sobre currículo. Ao apresentarem as suas considerações para as questões: A que ou a quem servem as escolas? (APPLE); Para que servem as escolas? (YOUNG); e Como a escola pode contribuir para a construção da conexão homem-mundo por meio do conhecimento contextualizado? (FREIRE), o artigo provoca a discussão sobre a pseudoneutralidade dos conhecimentos escolares e as diversas funções da escola na construção de diferentes projetos de sociedade. Currículo e poder, conhecimento “poderoso” e conhecimento contextualizado, movimento de “modernização conservadora” e as políticas de performatividade e o currículo como potencializador da necessária consciência e conexão homem-mundo por meio da construção da autonomia dos estudantes, são alguns dos temas tratados no artigo que se coloca como um painel de concepções curriculares.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

VELOSO, Silene Gelmini Araújo. CURRÍCULO COMO MATERIALIZAÇÃO DE CONCEITOS, IDEOLOGIAS E PROJETOS SOCIETÁRIOS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 385–408, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24837. Acesso em: 9 set. 2025.