As LUTAS POR DEMOCRACIA NO ANO DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE

a concretização do inédito-viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p145-170

Palavras-chave:

Paulo Freire. Democracia. Percebido-destacado. Inédito-viável. Utopia.

Resumo

No contexto histórico pós-jornadas de junho e pós-golpe de 2016, vivemos sob a constante ameaça de forças que colocam em risco o Estado Democrático de Direito. No ano do centenário de Paulo Freire, o presente artigo objetiva denunciar essas situações-limite e defender a importância de apreendê-las como percebidos-destacados que obstaculizam a concretização do inédito-viável. Diante disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica orientada pelas categorias democracia e inédito-viável. Para discutir as concepções de democracia, o estudo ampara-se nas ideias de Marilena Chaui, Boaventura de Sousa Santos e Rubens Casara. As postulações acerca do inédito-viável, categoria essencial à matriz do pensamento de Paulo Freire, embasam-se em obras do autor e de alguns de seus comentadores, com destaque para os escritos de Ana Maria Araújo Freire. Nessa direção, procura-se compreender as categorias que subjazem o inédito-viável (situação-limite; percebido-destacado; ato-limite; ação editanda) e articulá-las a esse conceito. Finaliza-se apresentando alguns possíveis caminhos que possam orientar a conquista do inédito-viável aqui proposto, um mundo democrático marcado pelos valores de igualdade de poder, justiça social e paz.   

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Biografia do Autor

Leandro Capella, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo – PUC/SP.

Professor da Escola de Educação da Universidade Anhembi Morumbi-SP.

 

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

CAPELLA, Leandro. As LUTAS POR DEMOCRACIA NO ANO DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE: a concretização do inédito-viável . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 145–170, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p145-170. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26888. Acesso em: 9 ago. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis