INTERVENÇÕES EPISTÊMICAS SOBRE A BÁRBARIE E A RETÓRICA DO ÓDIO CONTRA PAULO FREIRE

Autores

  • Maéve Melo dos Santos Univasf
  • Cosme Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353

Palavras-chave:

Paulo Freire; Guerra cultural; Alfabetização; Evidências científicas; Retórica do ódio.

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a barbárie e a retórica do ódio contra Paulo Freire, buscando elementos que explicitem a discussão contemporânea das evidências científicas na alfabetização, que trazem no seu bojo um apagamento dos ideais freirianos e das concepções construtivistas da alfabetização. Objetiva apresentar os signos ideológicos dessa guerra cultural e suas reverberações, refletindo sobre o discurso das evidências científicas e a retomada da alfabetização fonêmica. Para tanto, faremos uso do método da etnografia textual (ROCHA, 2021) que envolve descrição densa e interpretação crítica das manifestações dos gestores do atual governo e recorrência à intertextualidade (BRANDÃO, 2004; KOCH e TRAVAGLIA, 2016; TIPHANE, 1968), ou seja, a relação entre os enunciados descritos para revelar os pressupostos e as possíveis repercussões da guerra cultural contra as ideias de Paulo Freire e contra a ciência da educação, particularmente, contra os fundamentos do construtivismo. As percepções iniciais sinalizam um retorno às práticas alfabetizadoras tendo como base teórica o método fonético, conduzido por institutos privados com base nas “evidências científicas”. Questiona-se: o que isso quer dizer? Os estudos anteriores no campo da alfabetização não teriam evidências científicas? Esta é a série que este estudo pretende desmontar e desvelar.

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Biografia do Autor

Maéve Melo dos Santos, Univasf

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura (Pós-Crítica) da Universidade do Estado da bahia (UNEB), Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), é professora assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, campus São Raimundo Nonato - PI desde 2010. Além da docência no Ensino Superior e na Educação Básica, tem ampla experiência na área de Gestão Educacional de Redes Públicas de Petrolina (PE), Dormentes (PE) e Juazeiro (BA), com ênfase em Gestão, Políticas Públicas, Avaliação de Sistemas, Programas, Projetos Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão educacional, avaliação, gestão escolar, formação continuada, práticas de ensino, materiais didáticos e planejamento. Em consonância com o Acordo de Cooperação Técnico-científica, foi Secretária de Administração da Prefeitura de Juazeiro - BA no período de 2013 a 2016 e Secretária Municipal de Educação de Petrolina no período de 2017 a junho 2018. Assumiu a Coordenação da unidade SIASS/Univasf e lecionou as disciplinas Pesquisa e Prática I, II e Políticas Públicas e Educação no curso de Graduação em Pedagogia Sead/Univasf e a disciplina Gestão Democrática da Educação Brasileira no Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Univasf/Campus Juazeiro. Atualmente está afastada para o doutoramento.

Cosme Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Pos-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco - UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (1995). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Pós-graduação em Critica Cultural - POSCRÍTICA e no Programa de Pós-graduação em Educação, cultura e territórios semiáridos - PPGESA. É autor do livro Letramento e senso comum, publicado pela Editora Mercado de Letras e organizador dos livros: Critica Cultural e Educação Básica, publicado pela Editora da UNESP, e As palavras e as culturas, publicado pela Editora da UNEB. Publicou e orientou vários trabalhos sobre os estudos do letramento na formação do professor e, atualmente, desenvolve pesquisas em comunicação intercultural, com ênfase nas políticas de letramento para a escola e para a Universidade. https://orcid.org/0000-0002-9276-5398.

 

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SANTOS, Maéve Melo dos; SANTOS, Cosme Batista dos. INTERVENÇÕES EPISTÊMICAS SOBRE A BÁRBARIE E A RETÓRICA DO ÓDIO CONTRA PAULO FREIRE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 327–353, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27244. Acesso em: 9 ago. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis