EPISTEMIC INTERVENTIONS ON BARBARISM AND HATE RHETORIC AGAINST PAULO FREIRE

Authors

  • Maéve Melo dos Santos Univasf
  • Cosme Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353

Keywords:

Paulo Freire; Culture war; Literacy; Scientific evidence; Rhetoric of hate.

Abstract

This paper deals with a study on barbarism and hate rhetoric against Paulo Freire, seeking elements that make explicit the contemporary discussion of scientific evidence in literacy, which brings in its core an erasure of the Freirean ideals, as well as constructive conceptions related to Education. This study also aims to describe the ideological signs of this cultural war and its reverberations, reflecting on the discourse of scientific evidence and the resumption of phonemic literacy. To achieve this, we will make use of the Textual Ethnography Method (ROCHA, 2021), which involves dense description and critical interpretation of the manifestations of the current government managers and the recurrence of intertextuality (BRANDÃO, 2004. KOCH & TRAVAGLIA, 2016; TIPHANE, 1968), that is, the relationship between the described utterances to reveal the assumptions and repercussions of the culture war against Paulo Freire’s ideas, as well as against the science of education, particularly, against the foundations of constructivism. The initial perceptions signal a return to literacy practices based on the phonetic method, conducted by private institutes based on “scientific evidence”. The question stands for: What does this mean? Have previous studies in the field of literacy not produced scientific evidence? This is the series that this study intends to dismantle and unveil.

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Author Biographies

Maéve Melo dos Santos, Univasf

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura (Pós-Crítica) da Universidade do Estado da bahia (UNEB), Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), é professora assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, campus São Raimundo Nonato - PI desde 2010. Além da docência no Ensino Superior e na Educação Básica, tem ampla experiência na área de Gestão Educacional de Redes Públicas de Petrolina (PE), Dormentes (PE) e Juazeiro (BA), com ênfase em Gestão, Políticas Públicas, Avaliação de Sistemas, Programas, Projetos Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão educacional, avaliação, gestão escolar, formação continuada, práticas de ensino, materiais didáticos e planejamento. Em consonância com o Acordo de Cooperação Técnico-científica, foi Secretária de Administração da Prefeitura de Juazeiro - BA no período de 2013 a 2016 e Secretária Municipal de Educação de Petrolina no período de 2017 a junho 2018. Assumiu a Coordenação da unidade SIASS/Univasf e lecionou as disciplinas Pesquisa e Prática I, II e Políticas Públicas e Educação no curso de Graduação em Pedagogia Sead/Univasf e a disciplina Gestão Democrática da Educação Brasileira no Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Univasf/Campus Juazeiro. Atualmente está afastada para o doutoramento.

Cosme Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Pos-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco - UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (1995). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Pós-graduação em Critica Cultural - POSCRÍTICA e no Programa de Pós-graduação em Educação, cultura e territórios semiáridos - PPGESA. É autor do livro Letramento e senso comum, publicado pela Editora Mercado de Letras e organizador dos livros: Critica Cultural e Educação Básica, publicado pela Editora da UNESP, e As palavras e as culturas, publicado pela Editora da UNEB. Publicou e orientou vários trabalhos sobre os estudos do letramento na formação do professor e, atualmente, desenvolve pesquisas em comunicação intercultural, com ênfase nas políticas de letramento para a escola e para a Universidade. https://orcid.org/0000-0002-9276-5398.

 

REFERÊNCIAS

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Published

2021-12-23

How to Cite

SANTOS, Maéve Melo dos; SANTOS, Cosme Batista dos. EPISTEMIC INTERVENTIONS ON BARBARISM AND HATE RHETORIC AGAINST PAULO FREIRE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 327–353, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27244. Acesso em: 30 sep. 2025.

Issue

Section

Paulo Freire: utopia e práxis