APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE PAULO FREIRE E ADOLFO SÁNCHEZ VÁZQUEZ

a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica

Autores

  • Samuel de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Gustavo Tiroli Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226

Palavras-chave:

Educação, Práxis, Ação Pedagógica, Processo Formativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária.

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Biografia do Autor

Samuel de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) (2020. Especialização em Docência na Educação Superior pela mesma Instituição de ensino Superior -UEL (2018-2019).

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Luiz Gustavo Tiroli - Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Discente do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do grupo de pesquisas e estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

 

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

RODRIGUES, Samuel de Oliveira; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE PAULO FREIRE E ADOLFO SÁNCHEZ VÁZQUEZ: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 209–226, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27801. Acesso em: 3 set. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis