EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E INFÂNCIA

a construção dos conceitos históricos e geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Lenúcia Moura UECE
  • Keila Andrade Haiashida UECE
  • Walison de Sousa Brasilino UECE

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p74-96

Palavras-chave:

Conceitos. Etnia. Educação.

Resumo

Nosso objeto de estudo se insere nos debates acerca da construção de conceitos pelas crianças, realizados por professores que lecionam história e geografia. o objetivo foi investigar os desafios para construção de conceitos étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, optamos pelo materialismo histórico-dialético para observar o objeto em seu movimento, lhe conferindo historicidade, haja vista todo fenômeno ser contextualizado. Dos resultados indicam que no processo de construção de conceitos a aprendizagem ainda é percebida como subordinada à maturação biológica do indivíduo, isso negligencia em sua análise a apreensão dos conceitos como produto da história, da vida social e, como efeito, desconsidera as relações entre o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento intelectual e os elementos constituintes da vida social/cotidiana. Assim, percebe-se a necessidade de construção do conhecimento de forma dialética, que favoreça o salto de qualidade do senso comum para o conhecimento científico e, não apenas para a superação de uma etapa estabelecida. O estudante que conhece os conceitos históricos e materiais presentes nos discursos racializados e no funcionamento da sociedade, usa seu papel como sujeito histórico para subverter as lógicas de atualização do racismo. Portanto, a aprendizagem sendo uma atividade social e a aprendizagem conceitual uma atividade fundamentalmente prática torna-se possível sua apreensão pela criança, inclusive na educação infantil, todavia é importante refletir sobre a forma e a função que assume.

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Biografia do Autor

Maria Lenúcia Moura, UECE

Cursou o Pós doutorado na Universidade Federal da Paraíba, no Programa de pós-graduação em Educação. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/PPGH e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC/PPGE. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa metodologias educacionais, os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica e a História da Educação dos municípios da região do Sertão Central com ênfase na pesquisa em História Oral. Discute história oral enquanto metodologia de pesquisa e o Ensino de História e o Ensino de Geografia no grupo de estudos com alunos do curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias, Teorias da Instrução,História da Educação e Ensino de História e Geografia. É coordenadora do LAMEC - Laboratório de Metodologias Críticas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e do Observatório da Educação do Sertão Central.

Keila Andrade Haiashida, UECE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado em Educação também pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pós-Doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL/UECE). Atualmente pesquisa ensino e linguagem.

Walison de Sousa Brasilino, UECE

Aluno do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, autores clássicos e sociologia.

 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

MOURA, Maria Lenúcia; HAIASHIDA, Keila Andrade; BRASILINO, Walison de Sousa. EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E INFÂNCIA: a construção dos conceitos históricos e geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 74–96, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p74-96. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29458. Acesso em: 10 jul. 2025.