CONTRIBUIÇÃO À ABORDAGEM DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p49-73Palavras-chave:
Educação, Ensino, Psicopedagogia, Competências socioemocionaisResumo
Este trabalho discute os efeitos da pandemia de Covid-19 na escola pública de educação básica ao aplicar a abordagem psicopedagógica das competências socioemocionais. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê o trabalho com competências socioemocionais para que os alunos desenvolvam habilidades. Das competências gerais, trabalha-se as dos grupos 8, 9 e 10. Já como método, utilizou-se de uma abordagem qualitativa etnográfica de pesquisa participante. Adicionalmente, utilizou-se roteiros de entrevistas semiestruturadas para gestores e professores. Os achados das entrevistas e o diário de campo foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Os resultados sugeriram a necessidade de atividades que promovessem a (re) socialização dos alunos discutindo os temas emergentes do pós-pandemia. Efetivamente, os resultados desencadearam a criação de um produto técnico-tecnológico em forma de mural dinâmico e interativo como recurso para abordagem das competências socioemocionais. Assim, a oficina psicopedagógica foi desenvolvida por meio de uma atividade prática interdisciplinar no ambiente escolar, contribuindo para a superação de dificuldades individuais e coletivas no convívio social. Portanto, ao elaborar um Produto Técnico-Tecnológico segundo a dinâmica do mestrado profissional, resgatou-se a possibilidade de uso de um instrumento disponível na escola pública para aplicação em atividades alinhadas à BNCC, exemplificando uma abordagem prática de problemas educacionais.