CONTRIBUIÇÃO À ABORDAGEM DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA

Autores

  • Sara Regina de Souza Paiva Centro Universitário Vale do Rio Verde
  • Antonio dos Santos Silva Centro Universitário Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p49-73

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Psicopedagogia, Competências socioemocionais

Resumo

Este trabalho discute os efeitos da pandemia de Covid-19 na escola pública de educação básica ao aplicar a abordagem psicopedagógica das competências socioemocionais. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê o trabalho com competências socioemocionais para que os alunos desenvolvam habilidades. Das competências gerais, trabalha-se as dos grupos 8, 9 e 10. Já como método, utilizou-se de uma abordagem qualitativa etnográfica de pesquisa participante. Adicionalmente, utilizou-se roteiros de entrevistas semiestruturadas para gestores e professores. Os achados das entrevistas e o diário de campo foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Os resultados sugeriram a necessidade de atividades que promovessem a (re) socialização dos alunos discutindo os temas emergentes do pós-pandemia. Efetivamente, os resultados desencadearam a criação de um produto técnico-tecnológico em forma de mural dinâmico e interativo como recurso para abordagem das competências socioemocionais. Assim, a oficina psicopedagógica foi desenvolvida por meio de uma atividade prática interdisciplinar no ambiente escolar, contribuindo para a superação de dificuldades individuais e coletivas no convívio social. Portanto, ao elaborar um Produto Técnico-Tecnológico segundo a dinâmica do mestrado profissional, resgatou-se a possibilidade de uso de um instrumento disponível na escola pública para aplicação em atividades alinhadas à BNCC, exemplificando uma abordagem prática de problemas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Regina de Souza Paiva, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino pelo centro Universitário Vale do Rio Verde. Psicopedagoga.

Antonio dos Santos Silva, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Membro e pesquisador do NERHURT (Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho) do Programa de Pós-graduação da PUC Minas. Mestre em Administração pela FEAD (2009) - foco em Empreendedorismo. Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), área de concentração: Finanças empresariais. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Estuda a sociologia weberiana aplicada em gestão de organizações. Atualmente é coordenador adjunto do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Unincor e professor permanente, onde leciona disciplinas relacionadas à gestão escolar com foco em qualidade e inovação do ensino.

 

REFERÊNCIAS

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho paraa aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica.MEC/ CNE /UNESCO: São Paulo, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 70, 2011, 229 p.

Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 de novembro de2020.

Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 18 out 2020.

HOLANDA, Cristiane Carvalho. O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação biocêntrica, na aprendizagem cooperativa nos currículos de construção de paz a partir de uma narrativa autobibliográfica. 2020. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza –CE.

CHAUI, Marilena. Cidadania Cultural: O Direito à Cultura. 2.ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.

CIERVO, Tássia J. Rodrigues. A centralidade das competências socioemocionais nas políticas curriculares contemporâneas no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS.

de. Mural dinâmico e interativo. Disponível em https://conceito.de/mural. Acesso em 12 de outubro de 2022.

CONSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2011.

GRASSI, Tânia Mara. Oficinas psicopedagógicas. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Socioemocionais Dos Estudantes. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/. Acesso em 15 de abril de 2022.

MARINHO, Ana Cristina; PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2012. MARINHO, Hermínia Regina Bugeste, et al. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

MINAYO, M. C. de L. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NUNES, Cláudia; OLIVEIRA, Valéria (Org.). Mentes fora do lugar comum: uma volta pelo mundo das habilidades socioemocionais na Educação Básica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.

OLIVEIRA, Mari Ângela Calderari. Psicopedagogia: a instituição em foco. Curitiba: InterSaberes, 2014.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1996.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RODRIGUES, Patrícia Maltez. Funções executivas e aprendizagem 2.0. Salvador: Editora 2B, 2018.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa.5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SECRETARIA DE ESTADO MINAS GERAIS. Protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/1_2021/08-agosto/Protocolo_Retorno_-_Aulas_Revisto_02-08-2021_Revis%C3%A3o_SEEsuprimidoP.pdf. Acesso em Acesso em 15 de abril de 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

SILVA, Anna Lúcia dos Santos Vieira E. Metadisciplina: semiótica, didática e design em busca de uma construção participativa do conhecimento. Revista Encontros universitários da UFC.Fortaleza -CE, v. 3, n. 1, p. 68-71, 2018.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

PAIVA, Sara Regina de Souza; SILVA, Antonio dos Santos. CONTRIBUIÇÃO À ABORDAGEM DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 49–73, 2022. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p49-73. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29734. Acesso em: 13 jul. 2025.