EDUCAÇÃO PARA QUÊ?

educar para o humanismo solidário como processo de reconstrução do diálogo e da reconciliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p384-403

Palavras-chave:

Educação. Neofascismo. Educar para o Humanismo Solidário. Paulo Freire. Theodor Adorno.

Resumo

Este artigo pretende apontar o Educar para o Humanismo Solidário, em contraposição ao neofascismo crescente na sociedade brasileira. Para tanto, pretende-se, primeiramente contextualizar a situação brasileira, especialmente a escolar, para uma compreensão da ascensão do neofascismo, evidenciando uma situação-limite que demanda um repensar e uma nova práxis educativa. A partir de uma perspectiva freireana, colocamos em marcha um anúncio utópico de uma educação voltada para um processo humanizador, com o Educar para o Humanismo Solidário, que potencialize uma educação comprometida com o diálogo e, também, a reconciliação, para que a educação escolar assuma, explicitamente, seu papel de combate à barbárie. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com referencial teórico fundado no Pacto Educativo Global, em Paulo Freire e Theodor Adorno.

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Biografia do Autor

Érica Adriana Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Doutora e Mestra em Direito Público pela PUC Minas. Graduada em Direito pela PUC Minas. Professora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Ponticicia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas.

 

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

ZANARDI, Érica Adriana Costa; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. EDUCAÇÃO PARA QUÊ? educar para o humanismo solidário como processo de reconstrução do diálogo e da reconciliação. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 384–403, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p384-403. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29902. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global