EDUCATION FOR WHAT? EDUCATING FOR FRATERNAL HUMANISM AS A PROCESS OF RECONSTRUCTION OF DIALOGUE AND RECONCILIATION

educar para o humanismo solidário como processo de reconstrução do diálogo e da reconciliação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p384-403

Keywords:

Educação. Neofascismo. Educar para o Humanismo Solidário. Paulo Freire. Theodor Adorno.

Abstract

This article intends to highlight Educating for Fraternal Humanism in opposition to the growing neo-fascism in Brazilian society. In order to do so, it will firstly contextualize the Brazilian situation, especially in regards to schooling, for an understanding of the rise of neo-fascism; emphasizing an extreme situation that demands rethinking and a new educational praxis. From a Freirean perspective, it sets in motion a utopian announcement of an education focused on a humanizing process, with Educating for Fraternal Humanism, which potentializes an education committed to dialogue and to reconciliation, so that schooling explicitly assumes its role in combating barbarism. The research has a qualitative approach of a bibliographic nature, with a theoretical framework based on the Global Compact on Education, in Paulo Freire and Theodor Adorno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Érica Adriana Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Doutora e Mestra em Direito Público pela PUC Minas. Graduada em Direito pela PUC Minas. Professora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas.

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Ponticicia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas.

 

REFERÊNCIAS

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ALVES, Claudinei Francisco; GUIMARÃES, Joaquim Giovani Mol. Apresentação. In: GUIMARÃES, Joaquim Giovani Mol et al. (orgs.) O novo Humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco. São Paulo: Paulus, 2022.

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.

CHAUÍ, Marilena. Manifestações do autoritarismo brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019.

CONCEIÇÃO, Auclecia Maria. Abertura ao outro. In: CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera; PAULA, Jorge Luiz de; CHESINI, Cláudia (orgs.). Dicionário do pacto educativo global. Curitiba: ANEC, 2021.

ECO, Umberto. O fascismo eterno. 3. ed. Rio de Janeiro e São Paulo: 2019.

FRANCISCO. Mensagem para o lançamento do Pacto Educativo Global. Vaticano, 2019. Disponível em < https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html> Acesso em 15 set. 2022.

FRANCISCO. Videomessaggio per il Global Compact on Education. In: ZANI, Angelo Vincenzo. Educazione tra crisi e speranza: Global Compact on Education – linee guida. Libreria editrice Vaticana: Vaticano, 2021.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

FREITAS, NUNES. Humanizar. In: CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera; PAULA, Jorge Luiz de; CHESINI, Cláudia (orgs.). Dicionário do pacto educativo global. Curitiba: ANEC, 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

G1. Ataques de ódio em escolas: estudante negro de colégio tradicional de SP denuncia postagens racistas. 'Luto pela justiça. Luto pelo amor', diz. Disponível em <https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/06/ataques-de-odio-em-escolas-estudante-negro-de-colegio-tradicional-de-sp-denuncia-postagens-racistas-luto-pela-justica-luto-pelo-amor-diz.ghtml> Acesso em 05 dez. 2022.

GRUSCHKA, Andreas. Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar moral. Campinas: Autores Associados, 2014.

GZH. Racismo e fascismo envolvendo escolas de Porto Alegre não podem ser vistos como casos isolados. Disponível em <https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jeferson-tenorio/noticia/2022/11/racismo-e-fascismo-envolvendo-escolas-de-porto-alegre-nao-podem-ser-vistos-como-casos-isolados-cla8okd5f00cs0170ggy97nzl.html> Acesso em 05 dez. 2022.

MARTINS, Carlos Eduardo. O ressurgimento do fascismo no mundo contemporâneo: história, conceito e prospectiva. Intellèctus. Ano XXI, n.2, 2022. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/article/view/71657/44534. Acesso em 30 dez. 2022.

MASCARO, Alysson Leandro. Crítica do fascismo. São Paulo: Boitempo, 2022.

MEC. PISA. Disponível em < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa > Acesso em 01 dez. 2022.

MEC. ENEM. Disponível em < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>Acesso em 01 dez. 2022a.

MEC. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb > Acesso em 01 dez. 2022b.

MEC. Prova Brasil. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/prova-brasil> Acesso em 01 dez. 2022C.

O TEMPO. Neonazismo avança nas escolas do Brasil: veja casos recentes que sinalizam isso. Disponível em < https://www.otempo.com.br/cidades/neonazismo-avanca-nas-escolas-do-brasil-veja-casos-recentes-que-sinalizam-isso-1.2774067 > Acesso em 01 dez. 2022.

ZANI, Angelo Vincenzo (org.) Educazione tra crisi e speranza: global compact on education -linee guida. Vaticano: Libreria editrice Vaticana, 2021.

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Freire e o Educar para o Humanismo Solidário. In: RIVAS, Eugênio; TAVARES, Sinvaldo Silva. (Org.). Educação: distopia e veredas. Homenagem a Johan Konings por ocasião de seus 80 anos. São Paulo: Edições Loyola, 2021.

 

Published

2023-01-16

How to Cite

ÉRICA ADRIANA COSTA; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. EDUCATION FOR WHAT? EDUCATING FOR FRATERNAL HUMANISM AS A PROCESS OF RECONSTRUCTION OF DIALOGUE AND RECONCILIATION: educar para o humanismo solidário como processo de reconstrução do diálogo e da reconciliação. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 384–403, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p384-403. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/29902. Acesso em: 25 oct. 2025.