APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p234-260

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Teoria Histórico-Cultural. Prática docente.

Resumo

O ser humano possui potencialidades que estão latentes em seu processo de desenvolvimento e elas devem ser estimuladas de maneira estruturada e intencional desde muito cedo, favorecendo seu desenvolvimento futuro de forma integral. Visando o aprofundamento no tema em questão, sistematizamos um referencial teórico sobre aprendizagem e desenvolvimento humano/infantil, ao produzir uma dissertação de mestrado entre os anos de 2021 e 2022. A partir disso questionamos: de que forma o conhecimento de teorias pelos professores pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil? Nossos estudos sobre o tema nos levaram ao seguinte objetivo de escrita deste artigo: descrever e analisar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, dialogando com diferentes autores e teorias sobre o tema. Colocamos as teorias em debate e nos posicionamos sobre elas. Concluímos que a Teoria Histórico-Cultural oferece aportes teóricos que mais auxiliam os professores na formulação intencional do trabalho pedagógico que deve ser realizado na educação infantil, nesse tempo histórico, potencializando o processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Cadima Junior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) na linha de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Pedagogo pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela escola de extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Psicomotricidade, Neurociência aplicada à Educação e Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora/Pesquisadora permanente, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED. Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino.

 

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

CADIMA JUNIOR, Paulo Cesar; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 234–260, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p234-260. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30297. Acesso em: 10 jul. 2025.