APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p234-260

Keywords:

Desenvolvimento infantil. Teoria Histórico-Cultural. Prática docente.

Abstract

Human beings have potentialities that are latent in their development process and they must be stimulated in a structured and intentional way from a very early age, favoring their future development in an integral way. Aiming to go deeper into the theme in question, we systematized a theoretical framework about learning and human/child development by producing a master's thesis between the years 2021 and 2022. From this, we questioned: in what way can teachers' knowledge of theories contribute to the child's learning and development in early childhood education? Our studies on the subject led us to the following writing goal for this article: to describe and analyze children's learning and development, dialoguing with different authors and theories on the subject. We put the theories up for debate and take a position on them. We conclude that the Cultural-Historical Theory offers theoretical contributions that further assist teachers in the intentional formulation of the pedagogical work that should be done in early childhood education, in this historical time, empowering the learning process and the development of the child.

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Author Biographies

Paulo Cesar Cadima Junior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) na linha de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Pedagogo pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela escola de extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Psicomotricidade, Neurociência aplicada à Educação e Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora/Pesquisadora permanente, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED. Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino.

 

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Published

2023-05-08

How to Cite

CADIMA JUNIOR, Paulo Cesar; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: as teorias psicológicas e o trabalho pedagógico intencional na educação infantil . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 234–260, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p234-260. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30297. Acesso em: 8 oct. 2025.