A FUNÇÃO DOCENTE COMO INTELECTUAL EMANCIPADO
a formação dos professores para além da técnica de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p76-95Palavras-chave:
Educação, Intelectual, Emancipado, Democracia, CidadaniaResumo
O objetivo deste ensaio é colocar em evidência alguns apontamentos para se pensar a função do professor como intelectual emancipado nas relações de ensino e aprendizagem que ocorrem em sala de aula. O processo formativo do sujeito no âmbito escolar encontra-se na dificuldade da construção da proposta de ensino como lugar para se fazer no espaço do comum da sala de aula a partilha da cultura escolar. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, no sentido da apropriação do conceito filosófico referente ao lugar do sujeito no campo da cultura, que pode encontrar-se em pensar o outro numa relação de igualdade que se pauta do diálogo ou na oposição da desigualdade em que um manda e o outro obedece. A partir dessa análise, pode-se concluir que a educação escolar se encontra no paradoxo da desigualdade e que isso deveria ser eliminado para a construção da sociedade plenamente democrática e participativa. O enfrentamento dessa contradição constitui o trabalho em sala de aula como lugar da realização da função docente como intelectual e emancipado.