PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL

uma experimentação com o documentário "o silêncio dos homens"

Autores

  • Cleidiane Lemes de Oliveira Escola Sandoval Soares de Azevedo
  • Bruno Francisco Melo Pereira Instituto Federal de Minas Gerais campus Betim

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p49-75

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação decolonial, Feminismo negro, Feminismo decolonial, Novas masculinidades

Resumo

Neste artigo apresentamos o relato de uma experiência pedagógica realizada com estudantes do Ensino Médio Integrado em um campus da Rede Federal de Educação Tecnológica, no estado de Minas Gerais. Nosso objetivo central foi discutir ações machistas no ambiente escolar sob a lente da decolonialidade feminista. Para concretizar a abordagem, utilizou-se como estratégia metodológica, a projeção do documentário “O Silêncio dos Homens”, em colaboração com um projeto de extensão do campus. Inspirados nos círculos de cultura freirianos, organizamos rodas de conversa após a exibição do documentário, proporcionando um espaço horizontal de discussão entre estudantes e docentes. Os dados construídos a partir destes encontros foram analisados em uma perspectiva decolonial, donde concluímos a necessidade de exercitar a escuta atenta das necessidades dos estudantes para a proposição e realização de práticas pedagógicas e o interesse dos estudantes pela construção de novas masculinidades que problematizem a masculinidade branca patriarcal.

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Biografia do Autor

Cleidiane Lemes de Oliveira, Escola Sandoval Soares de Azevedo

Licenciada em Pedagogia e História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Doutora em Educação pela PUC Minas. Professora de educação básica da rede publica do estado de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC. Possui interesse em estudos sobre decolonialidade, ensino de história e temática étnico-racial, além de formação de professores(as).

Bruno Francisco Melo Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais campus Betim

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ensino com uso de atividades investigativas. Mestre em Educação e Docência pela UFMG. Professor de Física no IFMG-Betim. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação de Minas Gerais. Possui experiência na área de Física, com ênfase em docência das Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações. Principais temas de pesquisa e extensão: o uso do cinema na educação; astronomia; olimpíadas do conhecimento e a educação em ciências.

 

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

Oliveira, C. L. de ., & Pereira, B. F. M. . (2023). PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL: uma experimentação com o documentário "o silêncio dos homens". @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 49–75. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p49-75