PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL
uma experimentação com o documentário "o silêncio dos homens"
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p49-75Palavras-chave:
Prática pedagógica, Educação decolonial, Feminismo negro, Feminismo decolonial, Novas masculinidadesResumo
Neste artigo apresentamos o relato de uma experiência pedagógica realizada com estudantes do Ensino Médio Integrado em um campus da Rede Federal de Educação Tecnológica, no estado de Minas Gerais. Nosso objetivo central foi discutir ações machistas no ambiente escolar sob a lente da decolonialidade feminista. Para concretizar a abordagem, utilizou-se como estratégia metodológica, a projeção do documentário “O Silêncio dos Homens”, em colaboração com um projeto de extensão do campus. Inspirados nos círculos de cultura freirianos, organizamos rodas de conversa após a exibição do documentário, proporcionando um espaço horizontal de discussão entre estudantes e docentes. Os dados construídos a partir destes encontros foram analisados em uma perspectiva decolonial, donde concluímos a necessidade de exercitar a escuta atenta das necessidades dos estudantes para a proposição e realização de práticas pedagógicas e o interesse dos estudantes pela construção de novas masculinidades que problematizem a masculinidade branca patriarcal.