A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p261-276Palavras-chave:
Educação inclusiva, Gestão escolar, Educação infantilResumo
Um dos desafios da gestão educacional é oferecer subsídios para a oferta da educação inclusiva nas escolas regulares. Impeditivos como falta de infraestrutura, formação de professores e recursos financeiros são evidentes, dificuldades diante de um cenário que anseia pela inclusão. Observando tal condição, a pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão de literatura para verificar o estado atual do conhecimento sobre o tema de educação inclusiva e a gestão escolar. Para tanto realizou-se a busca por artigos em na Scientific Electronic Library Online - Scielo uma das principais bases de dados que foi a Scielo e por dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, por meio de descritores previamente estabelecidos. Como resultados que emergiram da pesquisa identificou-se que as produções encontradas davam maior destaque às necessidades formativas dos gestores para a implementação de escolas inclusivas para bebês e crianças pequenas com deficiência em instituições de Educação Infantil, bem como que existe a necessidade de haver maior compreensão dos documentos para a oferta uma educação inclusiva de qualidade.