A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR

uma revisão sistemática

Autores

  • Renata Lima Durães Reis Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Leonardo Felipe Gonçalves Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ida Carneiro Martins Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p261-276

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Gestão escolar, Educação infantil

Resumo

Um dos desafios da gestão educacional é oferecer subsídios para a oferta da educação inclusiva nas escolas regulares. Impeditivos como falta de infraestrutura, formação de professores e recursos financeiros são evidentes, dificuldades diante de um cenário que anseia pela inclusão. Observando tal condição, a pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão de literatura para verificar o estado atual do conhecimento sobre o tema de educação inclusiva e a gestão escolar. Para tanto realizou-se a busca por artigos em na Scientific Electronic Library Online - Scielo uma das principais bases de dados que foi a Scielo e por dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, por meio de descritores previamente estabelecidos. Como resultados que emergiram da pesquisa identificou-se que as produções encontradas davam maior destaque às necessidades formativas dos gestores para a implementação de escolas inclusivas para bebês e crianças pequenas com deficiência em instituições de Educação Infantil, bem como que existe a necessidade de haver maior compreensão dos documentos para a oferta uma educação inclusiva de qualidade.

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Biografia do Autor

Renata Lima Durães Reis , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduada em Artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Graduada em História pela Faculdade Casa Branca (FACAB). Cursou Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Psicopedagoga Clínica, Educação Especial Com Ênfase em Altas Habilidades/Superdotação, Direito Educacional, Cultura Afro, Gestão e Cotidiano Escolar. Participa do grupo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP). 

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Especialista em Pedagogia: gestão docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC-PR e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí -UFPI Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS).  

Ida Carneiro Martins , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp. Especialista em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG e em Educação Motora na Escola pela UNICAMP. Mestra em Educação Física pela UNICAMP na área de Pedagogia do Movimento. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB.

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Reis , R. L. D. ., Duarte, L. F. G., & Martins , I. C. (2023). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR: uma revisão sistemática . @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 261–276. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p261-276