CULTURA MATERIAL ESCOLAR: ANÁLISE DO LIVRO ESTUDO DIRIGIDO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DE 1975
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p30Palavras-chave:
História. Cultura Material Escolar. Valores. Educação Moral.Resumo
Neste artigo há a proeminente preocupação historiográfica em relação ao cotidiano escolar, privilegiando a análise ainda hesitante na historiografia da educação brasileira: a cultura material escolar da escola primária. O objetivo deste estudo foi analisar o livro Estudo dirigido de educação moral e cívica, datado de 1975, em busca de discutir algumas questões aqui propostas: Por que esse livro foi trabalhado em sala de aula? Qual objetivo de aplicação? Em que contexto ele está inserido? Quais os valores que estão sendo transmitidos por meio desse livro? Quais práticas são possíveis de serem reveladas por detrás desse material? Com a metodologia proposta por Abreu (2012), foi possível perceber que o livro foi trabalhado em sala de aula por uma obrigatoriedade legal e seu intuito era moldar os sujeitos com valores morais, religiosos, patriotas, higiênicos e legais.