CULTURA MATERIAL ESCOLAR: ANÁLISE DO LIVRO ESTUDO DIRIGIDO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DE 1975

Authors

  • Franciele Daiane Rodrigues Resende Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p30

Keywords:

História. Cultura Material Escolar. Valores. Educação Moral.

Abstract

Neste artigo há a proeminente preocupação historiográfica em relação ao cotidiano escolar, privilegiando a análise ainda hesitante na historiografia da educação brasileira: a cultura material escolar da escola primária. O objetivo deste estudo foi analisar o livro Estudo dirigido de educação moral e cívica, datado de 1975, em busca de discutir algumas questões aqui propostas: Por que esse livro foi trabalhado em sala de aula? Qual objetivo de aplicação? Em que contexto ele está inserido? Quais os valores que estão sendo transmitidos por meio desse livro? Quais práticas são possíveis de serem reveladas por detrás desse material? Com a metodologia proposta por Abreu (2012), foi possível perceber que o livro foi trabalhado em sala de aula por uma obrigatoriedade legal e seu intuito era moldar os sujeitos com valores morais, religiosos, patriotas, higiênicos e legais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Franciele Daiane Rodrigues Resende, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014). Tem experiência na área de Educação, atuando como monitora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE, 2010-2013), estagiária com função de professora Apoio em uma escola privada (2013) e professora na Educação Infantil, em uma escola Salesiana (2016). Atuou como estagiária na disciplina de Sociologia da Educação I, na UFSJ, realizando algumas aulas. Ofereceu uma disciplina, de forma especial, de Sociologia da Educação I, atuando como professora voluntária na UFSJ. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia da Educação, com enfoque nos temas que dizem respeito à permanência e à evasão no Ensino Superior, trabalhando principalmente com a pesquisa etnográfica. Atualmente, está atuando na área militar: é Tenente Pedagoga na Escola Preparatória de cadetes do Ar (EPCAR), desenvolvendo trabalhos como participar da atualização da Plano de Avaliação do Curso Preparatório de Cadetes do AR; assessorar pedagogicamente as demandas do Corpo de Alunos; participar, planejar e acompanhar as Semanas Militares e Exercícios de Campanha dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio, além do Estágio de Adaptação Militar; gerenciar com os Coordenadores de Disciplina do Campo Militar a confecção do Plano de Unidade Didática (PUD) e realizar análise pedagógica dos Planos de Trabalho Escolar (PTE); elaborar as mudanças no Currículo Mínimo, bem como a atualização do Quadro Geral de disciplinas do Campo Militar; elaborar, divulgar e acompanhar a Programação Trimestral das instruções. Também orienta os instrutores na elaboração das avaliações dentro do Campo Militar e analisa o rendimento dos alunos.

Published

2018-02-16

How to Cite

RESENDE, Franciele Daiane Rodrigues. CULTURA MATERIAL ESCOLAR: ANÁLISE DO LIVRO ESTUDO DIRIGIDO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DE 1975. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 30–43, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p30. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2017v5n10p30. Acesso em: 10 sep. 2025.