O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO NA WEB PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Caroline de Oliveira Ferraz Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p77-93

Keywords:

Educação. Acessibilidade. Educação Infantil. Internet. Informação.

Abstract

O presente projeto abordará a problemática da falta acessibilidade da informação voltada para a educação de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e do ensino pré-escolar, além da pouca utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação, da Internet no ensino de educandos nesta fase escolar. Abordando temas que envolvem a acessibilidade de forma geral e a acessibilidade para a educação, como acessibilidade física de pessoas e não apenas educandos a edificações de estabelecimentos de ensino e a acessibilidade a informação analógica de educandos com limitações intelectuais fazem parte da política de Educação Inclusiva adotada por governos e gestores de educação nos últimos anos. Como conclusão, serão demonstradas algumas das possíveis estratégias que poderão tornar a informação disponibilizada na Internet acessíveis ao público alvo do estudo, alunos do ensino básico. Também serão apontadas opções que incentivem a utilização da Internet e de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino básico, bem como o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem o acesso a informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caroline de Oliveira Ferraz, Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Published

2018-04-15

How to Cite

FERRAZ, Caroline de Oliveira. O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO NA WEB PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 77–93, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p77-93. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/14143. Acesso em: 9 sep. 2025.