APRENDIZAGENS DA E NA EXTENSÃO DA PUC MINAS: MÚLTIPLAS INTERAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIAS

Authors

  • Ev'Angela Batista Rodrigues Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p27-47

Keywords:

Extensão Universitária. Rede Proex. Institucionalização da Extensão.

Abstract

Neste artigo, busca-se apresentar e discutir, norteados pelas concepções e diretrizes da Política de Extensão Nacional e os documentos parametrizadores da Extensão da PUC Minas, os resultados destacados em 27 relatórios analíticos de trabalho dos Núcleos Temáticos, Assessorias e Coordenadorias integrantes da Rede PROEX de Extensão, em seus diversos campi e unidades. Circunscrevendo-nos à última década (2006/2015), buscou-se avaliar em que medida (e de que forma) a institucionalização da Extensão na Universidade vem ressoando nos diversos agentes que interagem no cotidiano desta instituição – atuando nos âmbitos indissociáveis do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A partir dos Planos de Ação Integrados (PAI), cada Núcleo temático, Coordenação Setorial, Instituto e Curso foi instado a fazer o relatório ao final de 2015, avaliando criticamente o que foi possível realizar integral ou parcialmente, bem como as causas e condicionantes desse desempenho. A análise de diferentes materiais (relatórios produzidos por docentes das diversas instâncias constitutivas da Rede) permitiu cenarizar a Extensão que temos (pontos positivos e dificuldades) e a que queremos construir (projeções e desafios), evidenciando pontos nodais (como uma postura integradora da ação dos agentes envolvidos, o investimento num sistema mais acurado de monitoramento e de registro dos projetos, de melhoria da comunicação entre todos os atores/setores, de consolidação de parcerias com as demais Pró-reitorias – de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação, de busca de maior interlocução com os parceiros que oferecem campos de inserção dos graduandos, entre outros), que se consagram como prioridades a serem perseguidas nos próximos anos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ev'Angela Batista Rodrigues Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Licenciada em Letras pela UFMG e em Pedagogia pelo IEMG, concluiu Mestrado em Letras (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2006), ambos pela UFMG. Professora Adjunta IV da PUC Minas, atua principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento, formação docente. Integrante do corpo docente e/ou da coordenação de diversos cursos de Pós Graduação lato sensu da PUC Minas, que têm a lingua(gem) e/ou o ensino como eixos norteadores: Leitura e Produção de Texto; Português para Profissionais; Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento; Gramática da Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa; Revisão de Textos, entre outros. Desempenhou diversas funções correlatas à docência ? Coordenação de Estágios (2007 a 2010), Colegiado do Curso de Letras (SG,/2005 a 2007). Dedica-se também a atividades na Extensão ? coordena Programa Escola Integrada (parceria com a SMED BH desde 2011) e é Coordenadora de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-reitoria de Extensão. Na pesquisa, integra grupos que se dedicam à linguística aplicada, à constituição da língua portuguesa e à formação docente. Participou da equipe de projeto estruturador da SEE-MG, com a orientação de docentes via blogs eletrônicos ? PDP (2007 a 2010), tendo lecionado educação básica (ensino médio) até 2011. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas, em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUC Minas e do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas. Coordenadora adjunta do CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da PUC Minas.

Published

2018-04-15

How to Cite

BARROS, Ev’Angela Batista Rodrigues. APRENDIZAGENS DA E NA EXTENSÃO DA PUC MINAS: MÚLTIPLAS INTERAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIAS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 27–47, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p27-47. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/15172. Acesso em: 9 sep. 2025.