CURRÍCULO, CULTURA E CIDADANIA: A PRODUÇÃO DE SABERES PARA O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p38-45Keywords:
Cidadania. Currículo. Educação básica.Abstract
O estudo objetiva investigar as percepções de professores de educação básica – atuantes anos finais do ensino fundamental e ensino médio - sobre o currículo e suas possibilidades para proposição de práticas cidadãs na escola. Para isso, aplicou-se um questionário buscando identificar nos sujeitos suas concepções quanto a cidadania, de que forma acreditam contribuir com suas disciplinas para a construção de saberes e fomento à cultura de modo a permitir aos estudantes a construção de práticas cidadãs e como a disciplina ministrada por esse docente poderia contribuir para uma participação mais ativa dos estudantes em uma sociedade democrática. As respostas dos 29 docentes participantes foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em seis categorias: (I) relação indivíduo/conhecimento; (II) relação sujeito/poder-saber; (III) relação cidadão/ambiente; (IV) relação currículo/cidadania; (V) interdisciplinaridade; (VI) relação professor/escola. Entre as fragilidades apontadas, emerge a necessidade de uma proposta curricular efetiva, que abarque aproximações entre os atores (entre docentes; entre setores; entre escola e comunidade), trazendo clareza às questões, estabelecendo possíveis parcerias, atuando democraticamente nas decisões da escola e com isso, efetivando a construção cidadã na prática.