CURRÍCULO, CULTURA E CIDADANIA: A PRODUÇÃO DE SABERES PARA O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) http://orcid.org/0000-0003-0793-2372
  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) http://orcid.org/0000-0003-4932-1051
  • Marícia da Silva Ferri Colégio Farroupilha
  • Melissa Guerra Simões Pires Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p38-45

Keywords:

Cidadania. Currículo. Educação básica.

Abstract

O estudo objetiva investigar as percepções de professores de educação básica – atuantes anos finais do ensino fundamental e ensino médio - sobre o currículo e suas possibilidades para proposição de práticas cidadãs na escola. Para isso, aplicou-se um questionário buscando identificar nos sujeitos suas concepções quanto a cidadania, de que forma acreditam contribuir com suas disciplinas para a construção de saberes e fomento à cultura de modo a permitir aos estudantes a construção de práticas cidadãs e como a disciplina ministrada por esse docente poderia contribuir para uma participação mais ativa dos estudantes em uma sociedade democrática. As respostas dos 29 docentes participantes foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em seis categorias: (I) relação indivíduo/conhecimento; (II) relação sujeito/poder-saber; (III) relação cidadão/ambiente; (IV) relação currículo/cidadania; (V) interdisciplinaridade; (VI) relação professor/escola. Entre as fragilidades apontadas, emerge a necessidade de uma proposta curricular efetiva, que abarque aproximações entre os atores (entre docentes; entre setores; entre escola e comunidade), trazendo clareza às questões, estabelecendo possíveis parcerias, atuando democraticamente nas decisões da escola e com isso, efetivando a construção cidadã na prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Licenciada em Ciências Biológicas (UNISINOS) e Licenciada em Pedagogia (UNINTER). Bolsista CAPES.

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação, professor do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências  e do Programa de Pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS)

Marícia da Silva Ferri, Colégio Farroupilha

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UNILASALLE, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Doutora em Educação pela PUCRS.

Melissa Guerra Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Medicina, professora do Curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Published

2018-11-09

How to Cite

GALLON, Mônica da Silva; FERRARO, José Luís Schifino; FERRI, Marícia da Silva; PIRES, Melissa Guerra Simões. CURRÍCULO, CULTURA E CIDADANIA: A PRODUÇÃO DE SABERES PARA O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 12, p. 38–45, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p38-45. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/16941. Acesso em: 9 sep. 2025.