PODER, DISCURSO E PEDAGOGIA: INERÊNCIAS E POSSIBILIDADES NA REAL LUTA EM DEFESA DA ALMA

Authors

  • Thiago Luiz Santos de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Faculdade Martins
  • Silene Gelmini Araújo Veloso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p89-98

Keywords:

Prática pedagógica. Poder. Discurso. Currículo. Democracia. Conhecimento. Semiformação.

Abstract

O objetivo do presente texto é analisar as dimensões do discurso pedagógico no que tange à sua materialização enquanto prática pedagógica. Diante da constatação de que o currículo escolar não é neutro e que, ao contrário, reproduz de uma forma velada, as ideologias que predominam na sociedade se fazem importante o estudo das relações de poder e controle social intrínsecas às dimensões do currículo. A partir desta perspectiva pretende-se refletir acerca do papel da educação no resgate da formação de sujeitos plenos, éticos e cientes do seu papel enquanto agentes sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Luiz Santos de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Faculdade Martins

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com previsão de defesa da tese para o ano de 2018. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É professor de História da Rede Estadual de Minas Gerais e de Cursos Preparatórios. Tem experiência nas áreas de História, Teoria do Currículo, Teoria Crítica, Teoria Pedagógica, Ensino de História, História da Educação, Formação Docente, Metodologia Científica, Teoria da História, Hermenêutica Objetiva, Filosofia da Educação e Estudos do Cotidiano e Infância em Educação. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância da PUC-MG.

Silene Gelmini Araújo Veloso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Possui Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, Pós-graduação Lato sensu em Pedagogia Empresarial - Ênfase em Recursos Humanos pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais e em Supervisão / Coordenação Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Linha de Pesquisa Educação Escolar: políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura. Tem experiência na área de Educação, coordenação de projetos pedagógicos em Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, administração escolar, formação docente, planejamento, acompanhamento e avaliação da aprendizagem.

Published

2018-11-09

How to Cite

OLIVEIRA, Thiago Luiz Santos de; VELOSO, Silene Gelmini Araújo. PODER, DISCURSO E PEDAGOGIA: INERÊNCIAS E POSSIBILIDADES NA REAL LUTA EM DEFESA DA ALMA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 12, p. 89–98, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n12p89-98. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/18851. Acesso em: 9 sep. 2025.