O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351

Palavras-chave:

relações étnico-raciais; ensino superior; descolonização curricular, antirracismo

Resumo

Este artigo analisa a introdução do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A investigação está ancorada no debate realizado pelas ciências sociais no campo da educação para as relações étnico-raciais, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O método de investigação incluiu a análise dos projetos pedagógicos, currículos e entrevistas com discentes e docentes das duas Instituições. A pesquisa revela as disputas e ambiguidades existentes na construção da educação antirracista nos cursos de pedagogia, onde o currículo expressa as tensões, contradições e interesses de grupos que estão dentro e fora da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Batista da Silva, Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra)

Marcos Antonio Batista da Silva

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Investigador em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do POLITICS - A política de (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas (Projeto 725402 - POLITICS - ERC-2016-COG).

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

ARAÚJO, Danielle Pereira de; SILVA, Marcos Antônio Batista da. O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 322–351, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23943. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

Pacto Educativo Global