ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS KIUSAM DE OLIVEIRA E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Authors

  • Samir Ahmad dos Santos Mustapha Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Renata Takllan Rogow Leung

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321

Keywords:

Academia Estudantil de Letras, projeto educacional, literatura negra, políticas públicas afirmativas, representatividade

Abstract

This article seeks to reflect on how the Academia Estudantil de Letras (AEL) project, of the Municipal Education Network of São Paulo, constitutes a solid public policy to promote literacy, and how it can, from that, contribute to the Education for Ethnic-Racial Relations. The AEL project has been in existence for fifteen years and, along this journey, as also advocated by Candido (2011), it has fostered the right to Literature, as well as favoring inclusion, student autonomy and improved learning. Based on the experience of one of the schools that carries out the project, AEL Kiusam de Oliveira, from EMEF Francisco Rebolo, we intend to analyze the importance of black representation in the workplace with literary practices in addition to the access and promotion of Literature as a central path in the Education for Ethnic-Racial Relations process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samir Ahmad dos Santos Mustapha, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutor pelo programa Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica- SP (2019), na linha de pesquisa: Educação Brasileira: Produção, Circulação e Apropriação Cultural. Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira e do projeto de pesquisa coletivo: História das Instituições Educacionais: intelectuais, políticas e práticas. Atualmente
trabalha no Núcleo Técnico de Currículo, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME).

Renata Takllan Rogow Leung

Mestre em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo e Especialista em Educação, Ética e Cidadania na Escola pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo/USP). Atuou como professora de Língua Portuguesa em escolas da rede pública e privada de SP e, em 2015, assumiu o cargo de Professora Orientadora de Sala de Leitura da EMEF Francisco Rebolo (Rede Municipal de SP), onde coordenou diversos projetos como a Academia Estudantil de Letras Kiusam de Oliveira e o projeto Yoga na Escola. Atualmente, estuda língua e cultura holandesas na Fundação Intercultural para Mulheres (SIVE), em Enschede/Holanda.

Published

2020-11-30

How to Cite

MUSTAPHA, Samir Ahmad dos Santos; LEUNG, Renata Takllan Rogow. ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS KIUSAM DE OLIVEIRA E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 294–321, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24309. Acesso em: 30 sep. 2025.