EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Waldemar Borges de Oliveira Júnior Universidade Federal do Pará
  • Maria da Conceição Gemaque de Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p184-210

Keywords:

Science teaching. Ethnic-racial relations. Teacher training. Formative process. Elementary School.

Abstract

This work is an excerpt from a master's dissertation research that aimed to analyze the terms in which a formative process of science teachers contributed to its constitution as a reflective teacher in addressing the theme of ethnic-racial relations. This work is an excerpt from a master's dissertation research that aimed to analyze the terms in which a formative process of science teachers contributed to its constitution as a reflective teacher in addressing the theme of ethnic-racial relations. In this production, the results of the application of a questionnaire to four science teachers from the Municipal School of Elementary Education Ribeirão das Neves, located in the municipality of Oeiras do Pará, are presented, as well as the training process carried out with the same teachers. ethnic-racial relations in the area of ​​Natural Sciences. In addition, through the teachers' reports, it was identified how opportune it was to carry out the training process, as they could have access to the minimum knowledge about Law No. 10,639 / 2003.

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Author Biographies

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015), Especialização em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental (UFPA/2016) e Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2018). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo  GERA-NEAB/UFPA). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em  Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em  Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Atuou como professor externo da Faculdade de Ciências Naturais (UFPA/Campus Universitário Tocantins-Cametá). Foi Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPA/Campus Tocantins-Cametá). Têm experiência na áre  de Educação com ênfase nos  seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências; Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

Maria da Conceição Gemaque de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1977), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor substituto da Universidade Estadual do Pará, professor orientador - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e professora colaboradora -Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física (Mecânica, Hidrologia, Termologia Ondulatória, Óptica, Eletricidade e Magnetismo, Física Moderna), Na área ensino e formação de professores de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, reformas educativas, currículo, educação tecnológica, formação de professores, educação em ciências e currículo, educação e tecnologias

Published

2020-11-30

How to Cite

OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 184–210, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p184-210. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24360. Acesso em: 25 oct. 2025.