Graduada e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho - Portugal com supervisão do Prof. Licínio Lima. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas e Políticas Educacionais.
REFERÊNCIAS
AFONSO, Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, v. 13, p. 13-29, 2009.
ANPED, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Manifesto contra a Base Nacional Comum São Luís do Maranhão, 04 out. 2017. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 29 fev. 2018.
ANPED et al. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! Notícia em 06mar. 2018. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 29 fev. 2018.
BALL, Stephen. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação. Braga, 15, n. 2, p. 3-23, 2002.
BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais eRelações Políticas Locais em Educação.Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, Jul/Dez, p.99-116, 2001.
BALL, Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa,v. 35, nº. 126, p. 539-564, 2005.
BALL, Entrevista. Um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação e Sociedade,v.30, nº, 106, p. 303-318, 2009.
BALL, Stephen. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, maio/ago. 2010.
BALL, Educação Global S.A. Novas Redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
Projeto de Lei n.º6.114-A, de 2009: Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (ENAMEB). Disponível em: http://www.camara.gov.br/. Acesso em 20 mai. 2016.
Presidência da República Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 8.752, de 09/05/2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, 2016.
Base Nacional Curricular Comum. Site institucional. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br.Acesso em 20 jan. 2018a.
Proposta de Base nacional comum da formação de professores da educação básica. Brasília: MEC, 2018.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Publicado em 01 de março de Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em 01 dez. 2018.
CLARKE, John; NEWMAN, Janet. Gerencialismo. Educação e Realidade, v. 37, nº. 2, p. 353-381, 2012.
CÓSSIO, Maria de Fátima. Avaliação em larga escala e as novas formas de regulação da educação nacional. Anais... III CONAVE, Bauru, 2014.
DALE, Roger. Globalização e Educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a educação”? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004.
FREITAS, Luiz Carlos. ENAMEB: alcance e situação atual. Notícia em: 08 mai. 2016. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com. Acesso em 20mai. 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: Desafios de conteúdo, método e forma. In: MONARIM. Antônio. Educação do campo. Reflexões e perspectivas. 1ª. ed. Florianópolis: Insular, 2010, p. 19-46.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Site oficial. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em 20 mai. 2020.
MAGUIRE, Meg; BALL, Stephen J. Discursos da reforma educacional no Reino Unido e Estados Unidos e o trabalho dos professores. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 2, p. 97 -104, jul/dez. 2007. MAROY, Estado Avaliador, Accountability e confiança na instituição escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 2, n. 2, p. 319-338, 2013.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Theomai, Buenos Aires, Argentina, Red Internacional de Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarroll, n. 15, p. 107-130, 2007. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/124/12401511.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2019.
PERONI, Vera Maria. As redefinições na relação público/privado e as implicações para a democratização da educação. Anais... Congresso Sul-brasileiro da ANPAE, p. 1-17, 2010.
PERONI, Vera Maria. A autonomia docente em tempos de Neoliberalismo e Terceira Via. Disponível em: ufrgs.br/faced/peroni/docs/A%20autonomia%20docente.pdf. Acesso em 20 ago. 2018.
ROBERTSON, Susan. As implicações em justiça social da privatização nos modelos de governança da educação: um relato relacional. Educação e Sociedade, v. 34, n. 34, p. 679-703, jul./set. 2013.
SCHERER, A performatividade e o trabalho docente na escola pública: concepções e alguns de seus efeitos. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2020.
Estatística do Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=w33P1zcAAAAJ&hl=en
CROSSREF: https://search.crossref.org/?q=+2318-7344&from_ui=yes
CITEFACTOR: https://www.citefactor.org/journal/index/27419#.YJKeq7VKjIU
WORLDCAT: https://www.worldcat.org/title/rquivo-brasileiro-de-educacao/oclc/1127426199&referer=brief_results
DIADORIM:http://diadorim.ibict.br/handle/1/1585
PERIODICOS DE MINAS: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/rquivo-brasileiro-de-educacao/
LATINDEX: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=26291
ROAD: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2318-7344#
Redes Sociais:
IINSTAGRAM: https://www.instagram.com/arquivobrasileirodeeducacao?igsh=eDdlNW5lbzVzZ2Vt
FACEBOOK: https://www.facebook.com/rquivoBrasileiroEducacao/
TWITTER: https://x.com/home
Licença:
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivativos 4.0 Internacional .