Doutoranda em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, (.) docente (Docente) EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Licenciado em Física pela Mackenzie. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores.
REFERÊNCIAS
ALLEVATO, S. G.; POSSAMAI, J. P. Proposição pela reformulação de problemas na Educação Matemática: possibilidades e potencialidades. In: ASSEMANY, D.; BRIÃO, G. (org.). Tendências na Educação Matemática para a Formação de Professores, 2022.
BIEMBENGUT, S. Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: MACHADO, N. J; CUNHA, M. O. da. Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. Escrituras Editora, 2007, p. 289-312.
HABERMAS, A inclusão do outro: estudo de teoria política. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização Tradução de P. A. Soethe. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2019.
HEALY, Diferença, Inclusão e Educação Matemática: Desconstruindo noções de normalidade. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática –VI SIPEM, Pirenópolis/Goiás, 2015.
LIMA, Reinaldo Feio; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BOSCARIOLI, Clodis. Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva: Um Estudo Exploratório. Revista Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 611-637. São Paulo, 2022.
MIGUEL, Antonio; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; D’AMBRÓSIO, A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, nº 27, set/out/nov/dez. São Paulo: 2004.
SBEM, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Estatuto da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Brasília: https://www.sbembrasil.org.br/files/estatuto_sbem.pdf, acesso em 13/12/2023.
RAMOS, ; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo à inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educação, v. 14,n. 41, p. 17-36, 2014. DOI: http://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01ANAIS DO V SIPEM (sbemrevista.com.br): Anais do V SIPEM–V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, 2012.
VI -SIPEM (sbemrevista.com.br): Anais do VI SIPEM–VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis, 2015.
VII SIPEM (sbemparana.com.br): Anais do VII SIPEM–VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu, 2018.
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho/gt/gt-13: página do GT 13 da SBEM–Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Acesso em: 10/11/2021.
XI ENEM -Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas (sbemrevista.com.br): Anais do XI ENEM–XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013.
XII ENEM (sbembrasil.org.br): Anais do XII ENEM–XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.
XIII ENEM (sbemmatogrosso.com.br): Anais do XIII ENEM–XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Mato Grosso, 2019.
GUIMARÃES, Yara Patrícia Barral de Queiroz; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Contribuições da Teoria da Inclusão do Outro para a Educação Matemática Inclusiva. Acta Scientiae – Revista de Ensino em Ciências e Matemática, V. 25, n. 05, pp. 177-198. Canoas: 2023.
Estatística do Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=w33P1zcAAAAJ&hl=en
CROSSREF: https://search.crossref.org/?q=+2318-7344&from_ui=yes
CITEFACTOR: https://www.citefactor.org/journal/index/27419#.YJKeq7VKjIU
WORLDCAT: https://www.worldcat.org/title/rquivo-brasileiro-de-educacao/oclc/1127426199&referer=brief_results
DIADORIM:http://diadorim.ibict.br/handle/1/1585
PERIODICOS DE MINAS: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/rquivo-brasileiro-de-educacao/
LATINDEX: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=26291
ROAD: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2318-7344#
Redes Sociais:
IINSTAGRAM: https://www.instagram.com/arquivobrasileirodeeducacao?igsh=eDdlNW5lbzVzZ2Vt
FACEBOOK: https://www.facebook.com/rquivoBrasileiroEducacao/
TWITTER: https://x.com/home
Licença:
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivativos 4.0 Internacional .