Reflexões sobre avaliação da aprendizagem no ensino de Design Gráfico

Authors

  • Joelma Alves de Oliveira Instituto Federal Fluminense
  • Thiago Soares de Oliveira Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p63-83

Keywords:

Professional and Technological Education, Learning Assessment, Design Education, Pedagogical Practices

Abstract

Abordar práticas pedagógicas que fazem parte do cotidiano de uma realidade educacional é um passo importante para oportunizar mudanças significativas em um espaço de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a complexidade dos processos avaliativos em áreas criativas, com inspiração no curso de Bacharelado em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense, considerado que as avaliações, no caso específico, permeiam a subjetividade inerente à profissão e estão atreladas a aspectos estéticos, artísticos, tecnológicos e multidisciplinares. Por meio da pesquisa bibliográfica, adotada como procedimento metodologia, foi explorar estudos relevantes sobre o tema e correlaciona-los à prática pedagógica na área de Design. Como resultado disso, propõe-se a aplicação de metodologias de avaliação que considerem, além da natureza criativa, a individualidade nas formas de aprendizagem dos estudantes e a adequação aos diferentes tipos de conteúdos e conhecimentos. Acredita-se que essas estratégias podem contribuir para uma prática pedagógica que reconheça e estimule o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para os desafios profissionais futuros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joelma Alves de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Especialista em Gestão, Design e Marketing e Graduada em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense,. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Atualmente é Coordenadora do Curso de Bacharelado em Design, com ênfase em Design Gráfico, no qual atua como docente nas disciplinas: Metodologia de Projeto, Gestão de Projeto e Branding. Na Especialização em Gestão, Design e Marketing do Instituto Federal Fluminense, ministra a disciplina Design e Linguagem. É vinculada como pesquisadora ao ARTDECO (Núcleo de Pesquisa do Curso de Design/IFF) e tem interesse em pesquisas na área de ensino em Design, Educação, Tecnologias e Avaliação da Aprendizagem, focada em cursos criativos.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica.

Published

2025-09-23

How to Cite

OLIVEIRA, Joelma Alves de; OLIVEIRA, Thiago Soares de. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem no ensino de Design Gráfico. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 13, n. 22, p. 63–83, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p63-83. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33665. Acesso em: 27 sep. 2025.