A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p65Keywords:
Paulo Freire. Educação de Jovens e Adultos. Formação Humana Integral.Abstract
O presente artigo analisa as contribuições do pensamento freireano para a formação humana integral na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com essa finalidade investigativa, o estudo tem caráter bibliográfico, refletindo as ideias de Paulo Freire, sobre a formação humana integral nas obras Educação como Prática da Liberdade, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Indignação. Nessa abordagem, destaca-se o sentido freireano, que entende a educação como prática de liberdade que só pode alcançar efetividade e eficácia na medida da participação livre e crítica dos educandos. A educação como prática de liberdade contrapõe-se à educação bancária cuja lógica é que a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. Traz para o conceito de educação o sentimento de completude do ser humano como sujeito em constante formação, que se ressignifica a partir das experiências educacionais escolares e não escolares vivenciadas em uma dinâmica dialógica. É nessa dinâmica dialógica que Freire entende a educação de jovens e adultos como mecanismo da promoção da formação humana integral dos seus sujeitos, cujas experiências refletidas promovem mais que uma adaptação do homem ao meio, atribuindo a ele a capacidade de modificar a sua realidade. Assim, este trabalho conclui afirmando que não se pode pensar em formação na educação de jovens e adultos desarticulada das concepções freireanas de formar pessoas críticas num modelo de educação que se constitui mais eficaz quanto mais se distanciar do modelo bancário, entendendo o sujeito educando em toda a sua completude.