A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Adálcio Carvalho de Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Emeli Malaquias Nascimento Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Franceline Rodrigues Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p65

Keywords:

Paulo Freire. Educação de Jovens e Adultos. Formação Humana Integral.

Abstract

O presente artigo analisa as contribuições do pensamento freireano para a formação humana integral na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com essa finalidade investigativa, o estudo tem caráter bibliográfico, refletindo as ideias de Paulo Freire, sobre a formação humana integral nas obras Educação como Prática da Liberdade, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Indignação. Nessa abordagem, destaca-se o sentido freireano, que entende a educação como prática de liberdade que só pode alcançar efetividade e eficácia na medida da participação livre e crítica dos educandos. A educação como prática de liberdade contrapõe-se à educação bancária cuja lógica é que a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. Traz para o conceito de educação o sentimento de completude do ser humano como sujeito em constante formação, que se ressignifica a partir das experiências educacionais escolares e não escolares vivenciadas em uma dinâmica dialógica. É nessa dinâmica dialógica que Freire entende a educação de jovens e adultos como mecanismo da promoção da formação humana integral dos seus sujeitos, cujas experiências refletidas promovem mais que uma adaptação do homem ao meio, atribuindo a ele a capacidade de modificar a sua realidade. Assim, este trabalho conclui afirmando que não se pode pensar em formação na educação de jovens e adultos desarticulada das concepções freireanas de formar pessoas críticas num modelo de educação que se constitui mais eficaz quanto mais se distanciar do modelo bancário, entendendo o sujeito educando em toda a sua completude.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adálcio Carvalho de Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Unidade de Ibirité). Coordenador Adjunto do sistema Universidade Aberta da do Brasil (UAB/UEMG). Professor da Pós-graduação em Educação e Gestão Ambiental da Fundação Pedro Leopoldo. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência – LEDOC/UEMG. Linha de pesquisa Ensino de Matemática: práticas e saberes docentes.

Emeli Malaquias Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, política educacional, fundef / fundeb, financiamento da educação básica pública e resultado escolar.

Franceline Rodrigues Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Foi bolsista de iniciação científica, de 2011 a 2013, no núcleo de Minas Gerais da pesquisa "Remuneração de professores das escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas", realizada para o Observatório da Educação, financiada pela CAPES/MEC. Foi participante/bolsista, de 2014 a 2015 da pesquisa "Remuneração de Professores de Escolas Públicas de Educação Básica no Contexto do FUNDEB e do PSPN", realizada para o Observatório da Educação, financiada pela CAPES/MEC. Atualmente permanece como colaboradora da referida pesquisa e atua como Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH).

Published

2018-02-16

How to Cite

ARAÚJO, Adálcio Carvalho de; NASCIMENTO, Emeli Malaquias; SILVA, Franceline Rodrigues. A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 65–84, 2018. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p65. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2017v5n10p65. Acesso em: 10 sep. 2025.