TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • José Heleno Ferreira UEMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239

Palavras-chave:

Educação integral. Tempo integral. Formação humana

Resumo

Este artigo tem como tema as políticas de educação em tempo integral, discutindo os conceitos educação integral e educação em tempo integral, explicitando as diferenças entre os mesmos. Busca-se analisar os processos de implementação de uma política de tempo integral na educação brasileira, evidenciado a importância de que esse processo seja orientado por princípios que privilegiem a formação humana de forma integral e o combate às desigualdades sociais. Tem-se como principal referência para tal análise a obra do educador brasileiro Paulo Freire, além de documentos oficiais e da legislação pertinente à questão. Para uma análise empírica do contexto em que este debate se coloca no país, toma-se como referência os caminhos e descaminhos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, além da emergência de movimentos tais como Escola sem Partido. A análise que se faz corrobora a afirmação quanto à necessidade de uma educação integral, que considere os seres humanos na sua integralidade e integridade.

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Biografia do Autor

José Heleno Ferreira , UEMG

Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG) e Metodologia do Ensino de História (FUENDI/UEMG). Graduado em Filosofia - licenciatura - pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa - INESP (1986). Docente na Educação Básica, atuando na área de Ciências Humanas, na Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e no ensino superior, atuando como professor de Filosofia, Política Educacional, Metodologia Científica e Práticas de Ensino de História na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis. E-mail zeheleno.ferreira@gmail.com.

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Publicado

2020-03-09

Como Citar

FERREIRA , José Heleno. TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 219–239, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741. Acesso em: 9 set. 2025.