SIMÓN RODRÍGUEZ: EDUCAÇÃO E DEPENDÊNCIA EPISTEMOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA. OU INVENTAMOS, OU ERRAMOS

Autores

  • José Newton Tomazzoni Tavares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p319-343

Palavras-chave:

Simón Rodríguez, Educação, América Latina

Resumo

No presente artigo procuramos mostrar a relação entre Simón Rodríguez, - educador venezuelano do século XIX – educação, capitalismo e dependência epistêmica na América Latina. Através dessa aproximação, queremos salientar que, apesar dos processos de independência do início do século XIX, a América Latina ainda vive uma profunda dependência econômica, política, social e cultural que a impede de construir uma sociabilidade própria. Tal sociabilidade original era a questão central do pensamento de Simón Rodríguez. Para o educador venezuelano, a América Latina só poderia trilhar caminho próprio se, entre outras coisas, construísse uma via original no que tange ao processo de conhecimento. Buscamos, também, contribuir para o debate estabelecido na América Latina, desde os anos de 1960, sob a égide da Teoria Marxista da Dependência, e interrompido pelas várias Ditaduras, sobre a dependência econômica, cultural, política e social dos países latino-americanos. Dependência, hoje, traduzida sob o império do neoliberalismo.

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

TAVARES, José Newton Tomazzoni. SIMÓN RODRÍGUEZ: EDUCAÇÃO E DEPENDÊNCIA EPISTEMOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA. OU INVENTAMOS, OU ERRAMOS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 319–343, 2020. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p319-343. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23744. Acesso em: 9 set. 2025.