Implicações na construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p42-62Palavras-chave:
Educação, Formação Inicial, Formação Continuada, GêneroResumo
Este artigo apresenta sua temática direcionada a dois aspectos importantes para a educação, sendo eles: formação inicial e continuada e gênero e suas interseccionalidades. Deste modo, objetivou-se analisar teoricamente a construção da identidade docente na educação básica, com o recorte do período 1500-1996, tendo como base as legislações sobre a profissão docente e aportes teóricos que abordam as questões de gênero e suas interseccionalidades. Com isso, buscou-se refletir sobre o perfil profissional das/os docentes e as transformações que acompanharam a história da formação de professoras/es no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura de cunho qualitativo descritivo, cujo intuito foi mostrar que as políticas públicas destinadas à formação de professoras/es estão relacionadas com a produção e a reprodução da vida material humana em sociedade, sendo constituídas pelas transformações socioeconômicas e políticas do período. Os resultados mostraram que, as políticas destinadas à formação docente no Brasil, no período estudado, propõem uma formação que prioriza as habilidades e as competências profissionais, pautadas no saber fazer, como premissa para o trabalho docente, e não uma formação teórica e prática consistente, necessária ao desempenho efetivo do trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 @rquivo Brasileiro de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.