A SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: UMA PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO HORIZONTE

Authors

  • Edna Gomes Roriz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Rita Amélia Teixeira Vilela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p52

Keywords:

Currículo. Hermenêutica objetiva. Sala de aula.

Abstract

A pesquisa, na qual se baseia o presente texto, tem como objeto o estudo da sala de aula como espaço concreto de realização da educação escolar. A investigação busca reconstruir, de forma analítica, o processo pedagógico materializado pelo currículo e explicar como a dinâmica de entrelaçamento desses elementos se apresenta na escola. As questões de currículo sempre foram preocupações centrais da tradição crítica, pois exercem importante papel de, na relação educativa, estabelecer ligações entre saber, poder e identidade. A metodologia utilizada na pesquisa é denominada Hermenêutica Objetiva, tendo sido criada e desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann. Sua importância reside na possibilidade de, ao utilizála, reconstruir os sentidos dos elementos concretos do espaço “sala de aula”. Essa metodologia está apoiada sobre os princípios da dialética negativa de Theodor Adorno, da hermenêutica sociológica e da sociologia estruturalista. Ao possibilitar que se confronte o aparente com o real, surgem as estruturas que dão sentido às práticas sociais. Assim, é possível identificar os desafios que surgem no processo educacional, para que mudanças, para melhoria desse processo, possam ser implantadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edna Gomes Roriz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Rita Amélia Teixeira Vilela, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Educação pelo IESAE/ Fundação Getúlio Vargas - RJ (1979) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt , Alemanha (1985). Atualmente está aposentada. Atuou como professora Adjunto IV na Faculdade de Educação da UFMG e como adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, nos Programas de Pós-graduação em Educação e nos Cursos de Pedagogia. Atuou nestas instituições como pesquisadora nos campos da profissão docente e da sociologia do currículo. Continua como professora visitante na PUC Minas onde desenvolve assessoria às pesquisas empíricas sobre práticas curriculares em escolas da educação básica, no grupo de pesquisa Teoria Crítica e pesquisa empírica em educação. Continua com o projeto individual de pesquisa teórica sobre Educação e Teoria Crítica, em especial sobre a perspectiva sociológica da obra de Theodor Adorno e sua propriedade para discussão da função social da escola contemporânea e para a análise de práticas curriculares e processos pedagógicos.

Published

2016-10-17

How to Cite

RORIZ, Edna Gomes; VILELA, Rita Amélia Teixeira. A SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: UMA PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO HORIZONTE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 52–59, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p52. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p52. Acesso em: 10 sep. 2025.