Mecanismos enunciativos e a redação do Enem:
uma análise da fusão enunciativa de vozes e modalizações na construção de textos argumentativos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p79-96Palavras-chave:
Texto dissertativo-argumentativo, Argumentação, Mecanismos enunciativos, Gerenciamento de vozes, ModalizaçãoResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente a principal porta de entrada para as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, é constituído por questões objetivas e uma redação de texto dissertativo-argumentativo com foco em uma situação-problema de impacto nacional. Tal redação é corrigida tendo como parâmetros 5 competências, dentre as quais se destaca a de número IV, em que o candidato deve demonstrar possuir conhecimento dos recursos linguísticos necessários para construir a argumentação do seu texto. A premissa inicial deste trabalho é a de que a correção do exame, quanto ao uso dos operadores argumentativos, implica, maioritariamente, critérios formais e quantitativos, em detrimento de outros aspectos relevantes na construção argumentativa do texto. Considerando esse cenário, apresentamos uma análise discursivo-dialógica pautada, principalmente, nos estudos do sociointeracionismo, buscando evidenciar mecanismos enunciativos presentes na construção da argumentação de alguns excertos de redações do ENEM. Como conclusão, argumentamos que o ensino das habilidades e competências na produção textual pode se beneficiar de uma visão que vá além do estudo da superfície do texto, incorporando a compreensão dos mecanismos enunciativos, ou seja, um estudo em que as instâncias discursivas, o gerenciamento ou a mobilização das vozes e a modalização sejam considerados.
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