Avanços e possibilidades da prática docente com o letramento literário na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p11-26Palavras-chave:
Letramento, Letramento literário, Formação docenteResumo
O termo Letramento surgiu no Brasil em 1986, no livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de Mary Kato. Desde então, pesquisadores como Ângela Kleiman, Magda Soares, Luiz Antônio Marcuschi e Leda Verdiani Tfouni têm explorado o conceito, ampliando seu uso na educação. Magda Soares distingue entre alfabetização e letramento, enfatizando que o último envolve o uso social da leitura e da escrita. O letramento literário, introduzido por Graça Paulino, destaca a importância de uma relação pessoal com a literatura, indo além do ensino formal. Rildo Cosson propõe práticas que combinam aprendizado e prazer na leitura literária. O Profletras, programa de pós-graduação, busca capacitar professores de Língua Portuguesa, promovendo o letramento literário como parte essencial da educação. O curso aborda temas como diversidade textual e estratégias de ensino, visando a melhoria do ensino fundamental. O programa inclui uma dissertação de mestrado e propostas de intervenção pedagógica, como as analisadas em três estudos de caso: Poesia. Presente!, Alunos booktubers e Letramento Literário: redescobrindo a leitura por meio de contos infantojuvenis em que evidenciamos a aplicação de conceitos e a perspectiva de abordagem realizada na proposição de atividades em sala de aula de ensino fundamental da rede pública de ensino.
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