Perfil leitor de jovens ingressantes no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p27-45Palavras-chave:
Leitura literária, Jovem leitor, Ensino médio, Ensino de literaturaResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, sobre os hábitos culturais, com ênfase nos de leitura literária, dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia. A partir da concepção de literatura como direito humano, de Antonio Candido, procuramos responder à pergunta “o que o jovem lê?”, apresentando uma reflexão sobre o perfil leitor dos estudantes. Foram utilizados como referencial teórico Candido, Paulino, Ceccantini e Cosson. Os resultados mostraram um fértil diálogo das obras literárias mais apreciadas pelos jovens com as séries de plataformas de streaming, as redes sociais, o cinema e outros nichos culturais que costumam fazer parte do universo juvenil. O entendimento desse perfil pode subsidiar professores na criação de novas estratégias metodológicas para o ensino de literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.