Perfil leitor de jovens ingressantes no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p27-45

Palavras-chave:

Leitura literária, Jovem leitor, Ensino médio, Ensino de literatura

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, sobre os hábitos culturais, com ênfase nos de leitura literária, dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia. A partir da concepção de literatura como direito humano, de Antonio Candido, procuramos responder à pergunta “o que o jovem lê?”, apresentando uma reflexão sobre o perfil leitor dos estudantes. Foram utilizados como referencial teórico Candido, Paulino, Ceccantini e Cosson. Os resultados mostraram um fértil diálogo das obras literárias mais apreciadas pelos jovens com as séries de plataformas de streaming, as redes sociais, o cinema e outros nichos culturais que costumam fazer parte do universo juvenil. O entendimento desse perfil pode subsidiar professores na criação de novas estratégias metodológicas para o ensino de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Passos Pinheiro, CEFET-MG

Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Belo Horizonte, MG, doutorado e pós-doutorado em Educação, coordenadora do grupo de pesquisa LLEME (Leitura literária, Educação e Ensino). 

Micheline Madureira Lage, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG-Goiânia, GO, doutorado em Educação, vice-coordenadora do grupo de pesquisa NuMPEL (Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem). 

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Pinheiro, M. P., & Lage, M. M. . (2024). Perfil leitor de jovens ingressantes no ensino médio. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (45), 27–45. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p27-45